El fondo Conde de Siete Fuentes: la construcción de la memoria de linaje y la identidad aristocrática en el mundo atlántico a través de un archivo de familia (siglos XVI-XX)

Doutoramento em História Moderna e Arquivística Histórica, em cotutela com a Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias, Espanha), em concretização por Judit Gutiérrez de Armas

Apresentação

Nesta tese de doutoramento analisar-se-á o Fondo Conde de Siete Fuentes, composto por mais de 10.000 documentos e conservado nas Canárias. Pretende-se conhecer a trajetória de duas famílias representadas no acervo que chegaram às Canárias, uma proveniente de Castela e a outra de Portugal, através de uma abordagem comparativa que alia a História Social da Nobreza e a Arquivística Histórica no estudo de arquivos de família. Este estudo permitirá abrir um campo inexplorado sobre a função do arquivo como elemento de domínio intrafamiliar e como gerador e fixador de identidades nas Ilhas Atlânticas.

Os últimos dois anos desta investigação de doutoramento estão a ser financiados através de uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a seguinte referência: SFRH/BD/129585/2017.

Mais informações

Novembro 2014.