Acções do Documento

História da Arte

Palavras-chave

  • História da Arte
  • Estudos visuais
  • Museologia e Património
  • Cultura material
  • Teoria da Arte

 

Apresentação

A licenciatura em História da Arte visa o desenvolvimento de estudos em torno dos objetos artísticos e do discurso que sobre eles se tem vindo a construir desde a fundação desta área científica.

Abrangendo as várias épocas históricas, da Antiguidade à Época Contemporânea, e tanto a arte portuguesa como a internacional, as suas unidades curriculares englobam ainda matérias de ordem teórica como a Teoria e Metodologia da História da Arte ou a Estética e Teorias da Arte, e temas transversais, do ponto de vista cronológico, como a Iconografia e a Introdução à Museologia.

Pretende-se, assim, proporcionar uma formação abrangente, de capacitação de um discurso crítico e apoiada num conhecimento da própria identidade da disciplina.

 

Objetivos educativos:

1) Adquirir uma visão crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro, assim como a perceção de ambos;

2) Compreender pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos;

3) Ser consciente de como os interesses, as categorias e os problemas históricos se alteram com o tempo e  de como o debate historiográfico está ligado aos interesses económicos, sociais, políticos e culturais de cada época;

4) Conhecer os diferentes períodos da História de Portugal;

5) Possuir um conhecimento geral sobre os métodos, as técnicas e temas relativos ao estudo dos grandes períodos em que normalmente se divide a História, desde a Pré-História até aos tempos atuais;

6) Saber integrar a História de Portugal numa perspetiva comparada com outras áreas espácio-culturais;

7) Saber identificar, selecionar e recolher, de acordo com as regras da disciplina, fontes e elementos diversificados de informação (bibliografia, documentos, testemunhos orais, iconográficos e outros) e utilizá-los com sentido crítico;

8) Ser capaz de aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na abordagem de um tema histórico ou na compreensão de questões do mundo atual;

9) Ter capacidade para apresentar escrita e oralmente conhecimentos adquiridos, utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.

 

Coordenação

Coordenação Executiva: Raquel Henriques da Silva

Coordenadora do Curso de Licenciatura: Margarida Brito Alves

Coordenadora de Erasmus: Joana Cunha Leal

Coordenação de estágio: Nuno Senos

 

Plano de Estudos

A licenciatura em História da Arte caracteriza-se pelo perfil interdisciplinar do curso e a consistência interna dos objetivos gerais de aprendizagem do curso com os objetivos específicos das unidades curriculares.

A oferta diversificada é estruturada por um núcleo de UCs obrigatórias de áreas de concentração temática, mas mantendo margem de escolha para o estudante nas UCs opcionais, para responder a perfis distintos.

As unidades curriculares opcionais condicionadas oferecidas pelo Departamento de História da Arte permitem ampliar, densificar e articular os conhecimentos obtidos pelos alunos nas unidades curriculares obrigatórias. Estas opções não são oferecidas, na sua totalidade todos os anos, sendo a oferta gerida de modo a possibilitar a rotatividade das mesmas.

O elenco de unidades curriculares opcionais do 1º ciclo em História da Arte prevê uma unidade curricular específica com a modalidade de estágio como opção condicionada, correspondendo a 12 ECTS.

Esta modalidade tem permitido aos alunos de História da Arte adquirir competências de ordem prática, aplicar o conhecimento teórico recebido e entrar em contacto com uma instituição pública ou privada que desempenhe a sua missão no domínio da História da Arte incluindo a sua divulgação de carácter cultural.

 

1.º Ano

História da Arte da Antiguidade Clássica

História da Arte da Antiguidade Tardia

História da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia em Portugal

Introdução à História da Arte

Uma disciplina opcional no Departamento

História das Artes Não-Ocidentais

História da Arte Românica

História da Arte Gótica

História da Arte Românica e Gótica em Portugal

Uma disciplina opcional

 

2.º Ano

História da Arte do Renascimento

Introdução às Ciências do Património

Teoria e Metodologia da História da Arte

Uma disciplina opcional no Departamento

Uma disciplina opcional

História da Arte do Barroco

História da Arte do Renascimento e do Barroco em Portugal

História da Arte Colonial

Introdução à Museologia

Uma disciplina opcional

 

3.º Ano

História da Arte do Século XIX

Estética e Teorias da Arte

História da Arte dos Séculos XIX e XX em Portugal

Uma disciplina opcional no Departamento

Uma disciplina opcional

História da Arte do Séc. XX

Cultura e Arte Contemporânea

Uma disciplina opcional

Trabalho Final, ou Estágio ou duas Opções no Departamento

 

Corpo Docente

Docentes de Carreira

Alexandra Curvelo da Silva Campos

Carlos Alberto Louzeiro de Moura

Joana Esteves da Cunha Leal

Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues

Margarida Brito Alves

Margarida Maria Acciaiuoli Homem de Campos Tavares de Brito

Maria Raquel Henriques da Silva

Nuno Senos

 

Docentes Convidados

Giulia Lamoni

Graça Filipe

Joana Ramôa Melo

Maria Margarida Tavares da Conceição -

Nuno Alexandre Coimbra Crespo

Pedro Flôr

Sandra Vieira Jürgens

Susana Martins

 

Docentes Colaboradores

Angela Ferraz

Deolinda Folgado

Delfim Sardo

Emília Tavares

João José Valente Martins Claro

João Pedro Cachopo

Helena Barranha

Ricardo Carvalho

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Licenciaturas.

 

Taxa de Empregabilidade

92,6%*

* Dados de empregabilidade recolhidos pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

 

Saídas Profissionais

  • Bibliotecas e Arquivos
  • Organizações de Gestão do Património
  • Museologia e Galerias de Arte
  • Inventariação
  • Turismo
  • Organizações de Programação e Gestão Cultural (Produção e Atendimento)
  • Organizações Diplomáticas e de Comunicação Social
  • Editores e Livreiros
  • Organizações de Ensino e Investigação

 

Secretariado

E-mail: historia.arte@fcsh.unl.pt

Tel.: +351 217 908 321

 

Ligações Úteis

 

Observações

A preocupação em facultar aos estudantes a experiência e o contacto com o mundo profissional levou o Departamento de História da Arte e o Instituto de História da Arte (IHA) a assinar protocolos de colaboração para a realização de estágios profissionalizantes com um conjunto de instituições, como a DGPC (Direção Geral do Património Cultural), Câmaras Municipais, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Patriarcado de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Medeiros e Almeida, Cabral Moncada Leilões e Argo-Arte, Património e Cultura.

Da mesma forma, o Programa Erasmus, a que o departamento desde muito cedo se associou, tem facultado a troca de experiências de grande valia entre estudantes, professores e investigadores de diferentes universidades europeias.

O Departamento de História da Arte promove a integração dos estudantes nas atividades de I&D do Instituto de História de Arte (IHA). Os alunos são estimulados, desde o 1.º Ciclo, a elegerem as áreas temático-cronológicas que preferem, opções que vão testando, muitas vezes, junto das atividades de I&D do IHA.

Os alunos poderão ainda colaborar em projetos de investigação que estejam a decorrer no IHA, o que os prepara para ciclos de estudos subsequentes.

Topo da Página