História da Arte

• Cultura material
  • Teoria da Arte

Apresentação

A licenciatura em História da Arte visa o desenvolvimento de estudos em torno dos objetos artísticos e do discurso que sobre eles se tem vindo a construir desde a fundação desta área científica.

Abrangendo as várias épocas históricas, da Antiguidade à Época Contemporânea, e tanto a arte portuguesa como a internacional, as suas unidades curriculares englobam ainda matérias de ordem teórica como a Teoria e Metodologia da História da Arte ou a Estética e Teorias da Arte, e temas transversais, do ponto de vista cronológico, como a Iconografia e a Introdução à Museologia.

Pretende-se, assim, proporcionar uma formação abrangente, de capacitação de um discurso crítico e apoiada num conhecimento da própria identidade da disciplina.

Objetivos educativos:

1) Adquirir uma visão crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro, assim como a perceção de ambos;

2) Compreender pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos;

3) Ser consciente de como os interesses, as categorias e os problemas históricos se alteram com o tempo e  de como o debate historiográfico está ligado aos interesses económicos, sociais, políticos e culturais de cada época;

4) Conhecer os diferentes períodos da História de Portugal;

5) Possuir um conhecimento geral sobre os métodos, as técnicas e temas relativos ao estudo dos grandes períodos em que normalmente se divide a História, desde a Pré-História até aos tempos atuais;

6) Saber integrar a História de Portugal numa perspetiva comparada com outras áreas espácio-culturais;

7) Saber identificar, selecionar e recolher, de acordo com as regras da disciplina, fontes e elementos diversificados de informação (bibliografia, documentos, testemunhos orais, iconográficos e outros) e utilizá-los com sentido crítico;

8) Ser capaz de aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na abordagem de um tema histórico ou na compreensão de questões do mundo atual;

9) Ter capacidade para apresentar escrita e oralmente conhecimentos adquiridos, utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.

Coordenação Executiva: Raquel Henriques da Silva

Coordenadora do Curso de Licenciatura: Margarida Brito Alves

Coordenadora de Erasmus: Joana Cunha Leal

Coordenação de estágio: Nuno Senos

Plano de Estudos

A licenciatura em História da Arte caracteriza-se pelo perfil interdisciplinar do curso e a consistência interna dos objetivos gerais de aprendizagem do curso com os objetivos específicos das unidades curriculares.

A oferta diversificada é estruturada por um núcleo de UCs obrigatórias de áreas de concentração temática, mas mantendo margem de escolha para o estudante nas UCs opcionais, para responder a perfis distintos.

As unidades curriculares opcionais condicionadas oferecidas pelo Departamento de História da Arte permitem ampliar, densificar e articular os conhecimentos obtidos pelos alunos nas unidades curriculares obrigatórias. Estas opções não são oferecidas, na sua totalidade todos os anos, sendo a oferta gerida de modo a possibilitar a rotatividade das mesmas.

O elenco de unidades curriculares opcionais do 1º ciclo em História da Arte prevê uma unidade curricular específica com a modalidade de estágio como opção condicionada, correspondendo a 12 ECTS.

Esta modalidade tem permitido aos alunos de História da Arte adquirir competências de ordem prática, aplicar o conhecimento teórico recebido e entrar em contacto com uma instituição pública ou privada que desempenhe a sua missão no domínio da História da Arte incluindo a sua divulgação de carácter cultural.

1.º Ano

Helena Barranha

Ricardo Carvalho

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Licenciaturas.

Taxa de Empregabilidade

92,6%*

* Dados de empregabilidade recolhidos pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Saídas Profissionais

• Bibliotecas e Arquivos
  • Organizações de Gestão do Património
  • Museologia e Galerias de Arte
  • Inventariação
  • Turismo
  • Organizações de Programação e Gestão Cultural (Produção e Atendimento)
  • Organizações Diplomáticas e de Comunicação Social
  • Editores e Livreiros
  • Organizações de Ensino e Investigação

Secretariado

E-mail: historia.arte@fcsh.unl.pt

Tel.: +351 217 908 321

Ligações Úteis

Observações

A preocupação em facultar aos estudantes a experiência e o contacto com o mundo profissional levou o Departamento de História da Arte e o Instituto de História da Arte (IHA) a assinar protocolos de colaboração para a realização de estágios profissionalizantes com um conjunto de instituições, como a DGPC (Direção Geral do Património Cultural), Câmaras Municipais, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Patriarcado de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Medeiros e Almeida, Cabral Moncada Leilões e Argo-Arte, Património e Cultura.

Da mesma forma, o Programa Erasmus, a que o departamento desde muito cedo se associou, tem facultado a troca de experiências de grande valia entre estudantes, professores e investigadores de diferentes universidades europeias.

O Departamento de História da Arte promove a integração dos estudantes nas atividades de I&D do Instituto de História de Arte (IHA). Os alunos são estimulados, desde o 1.º Ciclo, a elegerem as áreas temático-cronológicas que preferem, opções que vão testando, muitas vezes, junto das atividades de I&D do IHA.

Os alunos poderão ainda colaborar em projetos de investigação que estejam a decorrer no IHA, o que os prepara para ciclos de estudos subsequentes.