Sociologia (em regime diurno e pós-laboral)

• Cultura e Instituições
  • População e Migrações
  • Economia e Organizações
  • Modernização e Políticas
  • Território e Sustentabilidade

Apresentação

Queremos ajudar a formar cidadãos conscientes e intervenientes, profissionais qualificados e investigadores criativos. Por isso, ensinamos a conhecer, a aplicar e a investigar em Sociologia, atendendo às dimensões demográfica, ecológica e geográfica, histórica, política e cultural do social; bem como a diversas vias de aplicação científica e profissional – incluindo estágios opcionais.

Os nossos estudantes pertencem à maior escola de Ciências Sociais e Humanas do País. Por isso, abrimos as portas à diversificação das formações.

Segundo os seus interesses, os estudantes de Sociologia podem realizar parte dos seus estudos noutros cursos da Faculdade, noutros cursos da NOVA, ou em mobilidade internacional nos nossos parceiros Erasmus.

Além do público jovem, que procura preparar-se para a vida ativa e o prosseguimento de estudos, queremos também responder às aspirações de trabalhadores que pretendem desenvolver conhecimentos, competências e habilitações. Por isso, criámos ofertas em horário pós-laboral e creditamos criteriosamente as competências adquiridas ao longo da vida, segundo a sua adequação aos objetivos da licenciatura.

Os licenciados em Sociologia aprendem abordagens sociológicas a diferentes áreas de aplicação científica e profissional, partindo dos fundamentos teóricos e metodológicos da disciplina para a sua aplicação à problematização e investigação de fenómenos e problemas sociais.

Adquirem assim as competências necessárias para uma profissionalização qualificada e para o prosseguimento de estudos.

Coordenador Executivo: Manuel Lisboa

Coordenador do Curso de Licenciatura: Miguel Chaves

Plano de Estudos

O plano de estudos tem a duração normal de três anos e o percurso pode ser gerido com alguma flexibilidade. Os trabalhadores-estudantes podem realizá-lo a tempo parcial, ao longo de cinco anos, com redução proporcional das propinas anuais.

Todas as disciplinas incluem uma componente de aprendizagem prática, variável consoante os seus objetivos, desde atividades em aula à realização de trabalhos de pesquisa sob a orientação dos docentes. Algumas disciplinas incluem a realização pelos estudantes de um trabalho delimitado de investigação, visando a progressiva integração prática das aprendizagens realizadas ao longo do curso.

O plano de estudos inclui duas áreas de formação de base, cinco áreas de aplicação temática, e uma área de formação livre a realizar preferencialmente durante o 2º e/ou o 3º ano. Num percurso indicativo, o 1º e o 2º anos comportam, cada um, cinco disciplinas obrigatórias e cinco opcionais (a escolher de um leque mais restrito no 1º ano), e o 3º ano uma disciplina obrigatória e 56 créditos opcionais.

Formação em Metodologia de Investigação:

• 3 disciplinas obrigatórias no 1º ano
    • 2 disciplinas obrigatórias no 2º ano
    • 1 disciplina opcional no 2º ou no 3º ano, de entre 3 oferecidas.

Formação em Teorias Sociológicas:

• 2 disciplinas obrigatórias no 1º ano
    • 3 disciplinas obrigatórias no 2º ano
    • 1 disciplina obrigatória no 3º ano
    • 3 disciplinas opcionais ao longo dos 3 anos

Formação em áreas de aplicação temática:

10 disciplinas opcionais, 2 em cada uma das seguintes cinco áreas temáticas:

• Demografia e Sociologia da População
    • Sociologia da Cultura e do Conhecimento
    • Sociologia Económica e das Organizações
    • Sociologia Histórica e Política
    • Sociologia do Território e do Ambiente

Formação Livre

30 créditos ECTS, a obter em:

• Minor de outra licenciatura na NOVA FCSH
    • Quaisquer disciplinas de 1º ciclo na NOVA ou no exterior, incluindo Erasmus
    • Estágio com relatório
    • Voluntariado social com relatório
    • Creditação de formação académica ou profissional anterior e de experiência profissional relevante

Professor Catedrático

Paula Reis

Tiago Santos

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Licenciaturas.

Taxa de Empregabilidade

92,5%*

*Dados de empregabilidade recolhidos pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Saídas Profissionais

• Planeamento e apoio à gestão de organizações
    • Gestão e formação de recursos humanos
    • Estudos de mercado
    • Investigação científica

Secretariado

E-mail: sociologia@fcsh.unl.pt

Tel.: +351 217 908 300 Ext. 1265

Ligações Úteis

Quero candidatar-me a uma Licenciatura

Guia UNL

Observações

Contamos, para a lecionação de algumas disciplinas especializadas de licenciatura, com a colaboração de profissionais de topo em empresas de estudos de mercado (Intercampus) e de consultoria às organizações (SDO Consultoria, Business Setting).

Contamos com uma carteira de dezenas de organizações (empresas, organismos públicos e autarquias, Organizações Não Governamentais, Instituições Privadas de Solidariedade Social, centros de investigação) disponíveis para acolher os nossos estudantes de licenciatura em estágios ou programas de voluntariado social.

Universidades com que temos protocolos de mobilidade Erasmus para estudantes de licenciatura:

Alemanha: Universität Duisburg-Essen; Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main; Albert-Ludwigs-Universität Freiburg

Áustria: Universität Wien

Bélgica: Universiteit Gent; Université Catholique de Louvain

Espanha: Universidad de Granada, Universidad Rey Juan Carlos; Universidad de Murcia; Universidad de Salamanca; Universidad Pablo de Olavide

Finlândia: University of Helsinki

França: Université de Nantes