Acções do Documento

Ciências da Comunicação

 

Área científica

Ciências da Comunicação

 

Palavras-chave

Comunicação; Cultura; Media; Arte; Técnica.

 

Apresentação

O mestrado em Ciências da Comunicação tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns:

1) Saber desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo na área das Ciências da Comunicação como parte hoje essencial das Ciências Sociais e Humanas, entendendo a posição estratégica dos fenómenos comunicacionais nas sociedades contemporâneas;

2) Entender a posição das Ciências da Comunicação e das respetivas áreas de especialização na epistemologia das Ciências Sociais e Humanas, das quais recebe múltiplos contributos e para as quais contribui; saber definir objetos e metodologias para investigações próprias em Ciências da Comunicação e aplicar-lhes os seus conhecimentos, nomeadamente em situações novas e não familiares e nos campos específicos que permanentemente se desenvolvem nesta área;

3) Saber desenvolver uma investigação com rigor científico no campo das Ciências da Comunicação ou num contexto multidisciplinar, de modo que o diálogo com outros campos do saber não constitua um impedimento mas sim um incentivo à afirmação de um domínio próprio do saber;

4) Desenvolver a capacidade de comunicar as suas metodologias e conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, por escrito ou oralmente, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e argumentada;

5) Compreender a especificidade da variante de especialização escolhida;

6) Adquirir competências que permitam, em continuado diálogo com o conhecimento científico e extra-científico, desenvolver com autonomia uma aprendizagem ao longo da vida.

 

Coordenação

Jorge Rosa

 

Plano de Estudos

Área de Especialização em Estudos dos Media e de Jornalismo

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos aos estudos dos media e do jornalismo nas sociedades contemporâneas;
2) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das estratégias seguidas pelos media tanto na determinação da sua agenda, como na construção da notícia a partir da informação disponível;
3) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das metodologias que servem a acesso à informação (eventual integração multi-canais e multi-suportes) e à construção da notícia, bem como dos sistemas de decisão que levam à determinação das agendas mediáticas;
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

Área de Especialização em Estudos Aprofundados de Ciências da Comunicação

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos às Disciplinas Troncais (por exemplo, Semiótica, Filosofia da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Hermenêutica, etc.,) que conjuntamente constituem a matriz teórica das Ciências da Comunicação;

2) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados (de algumas) das principais disciplinas que constituem as Ciências da Comunicação, sendo capaz de dominar o ‘estado da arte’ nestas disciplina e de articular e compreender o alcance da sua agenda teórica para o século XXI;
3) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das metodologias (por exemplo, análise semiótica, análise lógica, análise sociológica, etc.) que servem a investigação fundamental em Ciências da Comunicação tanto do ponto de vista da sua análise dos domínios da comunicação, como do ponto de vista da apresentação dos resultados;
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara

Área de Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos à área de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias;
2) Compreender criticamente a esfera de acção tecnológica na cultura contemporânea, particularmente no que diz respeito ao campo dos media e da comunicação;
3) Adquirir competências na manipulação criativa das novas tecnologias, potenciando os seus usos na criação de novos conteúdos comunicacionais, com especial enfoque nas áreas da realidade virtual, do hipertexto e dos novos media;
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

Área de Especialização em Comunicação Estratégica

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos à Comunicação Estratégica;
2) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das estratégias comunicativas tanto empresariais como políticas, tanto a nível mais global como a nível sectorial;
3) Adquirir conhecimento e compreensão aprofundados das metodologias que servem as estratégicas comunicativas tanto do ponto de vista do seu planeamento (objetivos, meios e fases) como do ponto de vista da sua análise (pontos fortes, fracos, indicadores de sucesso, ameaças, oportunidades, etc);
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

Área de Especialização em Comunicação e Artes

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos ao interface Arte/Comunicação;
2) Saber organizar os vários recursos reflexivos e críticos no âmbito das Ciências da Comunicação, aplicando-os ao campo artístico, em particular aos domínios da ficção, da dramaturgia e das artes performativas;
3) Adquirir competências metodológicas e instrumentais específicas ao exercício da profissão artística, em especial nos campos anteriormente designados, tanto na esfera da criação propriamente dita, como nos domínios da história, da teoria e da crítica de Arte, em tudo o que nesses domínios se cruza com as temáticas científicas e metodológicas das Ciências da Comunicação;
4) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

Área de Especialização em Cinema e Televisão

1) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo relativos à área de Cinema e Televisão;
2) Adquirir e desenvolver competências técnicas, críticas e criativas nos domínios da captação, registo, tratamento e difusão dos produtos de cinema e televisão.
3) Ser capaz de exercer, critica e criativamente, funções profissionais no âmbito da escrita de argumento, da realização, da produção e pós-produção do cinema e da televisão;
4) Saber utilizar as especificidades das diferentes tecnologias particularmente, os que respeitam à tecnologia digital, compreendendo as suas possibilidades e respetivas lógicas de transferência entre suportes das imagens e dos sons;
5) Ser capaz de plasmar num texto coerente, escrito de acordo com os instrumentos metodológicos próprios desta área de especialização, uma problemática ou tema que lhe seja inerente e fazê-lo de forma atual, informada e clara.

 

Oferta Curricular

Duração: 3 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Conheça o corpo docente do curso.

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

CIC. Digital - Center for Research in Communication, Information and Digital Culture

CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA

 

Contactos

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

 

Erasmus+

PROGRAMA ERASMUS+ / MOBILIDADE PARA ESTUDOS

  • Université Catholique de Louvain
  • Technische Universität Dortmund
  • Friedrich-Schiller-Universität Jena
  • Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea
  • Universidad de Castilla-La Mancha
  • Universidad de Huelva
  • Universidad Complutense de Madrid
  • Universidad Carlos III de Madrid
  • Universidad Carlos III de Madrid
  • Universidad de Valladolid
  • Université Bordeaux Montaigne
  • Université Lumière (Lyon II)
  • Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III)
  • Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis
  • Alma Mater Studiorum - Università di Bologna
  • Università degli Studi di Padova
  • Università di Pisa
  • Libera Università Maria SS Assunta Roma
  • Università degli Studi Roma Tre
  • Università degli Studi di Siena
  • Università degli Studi di Torino
  • Università degli Studi dell'Insubria
  • Uniwersytet Im. Adama Mickiewicza
  • College of Social and Media Culture
  • Helsingin Yliopisto (University of Helsinki)
  • Nottingham Trent University
  • Nottingham Trent University
Topo da Página