Acções do Documento

Culturas Visuais

Área científica

Antropologia – Culturas Visuais

 

Palavras-chave

Cultura Visual, Antropologia Visual, Documentário, Fotografia, Museologia

 

Apresentação

O Mestrado em Antropologia - Culturas Visuais privilegia duas grandes áreas. A primeira relaciona-se com uso de material visual na pesquisa, apresentação e  circulação do conhecimento antropológico. Incide sobre o desenvolvimento e os aspetos práticos e metodológicos do filme etnográfico, do documentarismo encarado como género cinematográfico, e sobre a fotografia e suas estratégias. Os alunos poderão desenvolver este aspeto num atelier prático.

A segunda trata do estudo dos sistemas visuais e da cultura visível, ou seja, da produção de conhecimento antropológico e social a partir da análise de imagens produzidas por outros. Partindo da natureza construída das representações visuais, este mestrado faz uma atualização das relações da antropologia com a imagem, abrindo uma nova agenda de interesses, debates e pesquisas em torno das culturas visuais da contemporaneidade.

Os principias objetivos do mestrado em Antropologia - Culturas Visuais são:

a) adquirir competências que permitam compreender as teorias e as práticas da produção e consumo de imagens;

b) adquirir capacidade de compreensão dos métodos de pesquisa antropológica que permitam a apreciação crítica da produção visual objetificada em diversos contextos históricos e socio-culturais;

c) Desenvolver ferramentas críticas e práticas de análise das representações visuais, pesquisando formas visuais de apresentação de resultados em territórios como o do Documentário, Filme Etnográfico, Ensaio Fotográfico, Museologia, etc.

 

Coordenação

Catarina Alves Costa

 

Plano de Estudos

O aluno realiza 30 créditos no 1.º semestre e 30 créditos no 2.º semestre, podendo cumprir 10 créditos, em regime de opção livre, em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.

Em cada um dos semestres da parte curricular, o aluno escolherá as unidades curriculares oferecidas na edição em vigor. A aprovação nos 60 créditos que constituem a parte curricular do mestrado, correspondente ao 1.º e ao 2.º semestre, confere ao aluno o diploma de pós -graduação em Antropologia. No 3.º semestre, concluída a parte escolar do mestrado, os alunos elaborarão uma dissertação, um trabalho de projecto ou um estágio com relatório correspondente a um total de 60 unidades de crédito. As modalidades e os requisitos deste trabalho final deverão ser adequados a esta área de especialização.

Incentivamos os estudantes a utilizarem sempre como base do seu trabalho uma reflexão a partir de imagens ou/e com imagens. O aspeto visual deverá portanto estar presente na tese. No entanto, a abordagem deverá ter sempre um contexto teórico vindo de uma área temática da Antropologia, um estado da arte sobre o problema e uma abordagem original.

 

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Catarina Alves Costa

João Leal

Filomena Silvano

Ana Isabel Afonso

Maria Cardeira da Silva

Sónia Vespeira de Almeida

Margarida Medeiros

Jorge Manuel Martins Rosa

José Manuel Costa

Graça Filipe

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

O Mestrado em Culturas Visuais tem o apoio do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

 

Secretariado

E-mail: antrop@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

 

Observações

O Mestrado em Culturas Visuais tem uma parceria com a Apordoc – Associação pelo Documentário, o Festival DocLisboa e o Panorama. Os seus estudantes estão na organização da Festa de Antropologia Cinema e Arte – FACA.

Topo da Página