Património

Área científica

Património

Palavras-chave

Investigação; Programação; Multidisciplinariedade; Profissionalização; Trabalho prático.

Apresentação

Este curso de mestrado habilita para a reflexão, investigação e elaboração de trabalhos nas grandes temáticas do património. Permite, assim, uma qualificação e formação em processo de trabalho e permite saída para vários tipos de mercado laboral, na administração pública central, regional e local, nos centros de investigação, nas empresas, em cooperativas, associações ou fundações.

O curso permite adquirir formação aprofundada nas grandes áreas de especialização temática do património, bem como o desenvolvimento de metodologias transversais desta disciplina com as realidades da sustentabilidade e programação de cultura. Procura capacitar para a generalidade das situações decorrentes do trabalho em património, desenvolvendo áreas pouco abordadas no contexto do ensino superior em Portugal como a discussão das construções identitárias e das políticas públicas.

O curso inclui formação teórica e prática nos seus vários níveis numa constante convergência. Está intimamente ligado ao trabalho de unidades de investigação bem classificadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Permite, pois, o contacto com docentes, conferencistas convidados, investigadores e profissionais a trabalhar na NOVA FCSH, nacionais e estrangeiros. Tem acesso a toda uma rede de protocolos com instituições estatais, regiões autónomas, autarquias locais, empresas, centros de investigação, arquivos e bibliotecas, museus e sítios, garantindo uma estreita ligação entre a universidade, a investigação e o tecido profissional.

Paula Ochoa

Plano de Estudos

O primeiro semestre letivo do curso é constituído por três seminários obrigatórios. O segundo semestre também é letivo e composto por idêntico número de seminários mas de escolha condicionada. A escolha permite, desde logo, uma formação específica de acordo, por um lado, com a temática que o Aluno pretende investigar como componente não-letiva, por outro, com os interesses e orientações profissionais em curso ou para que se pretendem habilitar cada um dos alunos.

O segundo ano do curso não é letivo, sendo o regime de ensino tutorial. O aluno escolherá o tipo de trabalho a desenvolver, em articulação com o seu orientador, numa das três modalidades oferecidas: estágio com relatório, trabalho de projeto ou dissertação. No primeiro semestre, terá orientação através de um seminário de acompanhamento. No segundo semestre desenvolverá a redação do seu trabalho de componente não-letiva, que uma vez entregue será sujeito a discussão pública.

O curso oferece simultaneamente uma série de atividades extralectivas, parte delas passíveis de creditação, incluindo conferências, aulas abertas, seminários e visitas de estudo, bem como a possibilidade de integração em projetos das unidades de investigação.

Oferta curricular

Duração: 2 anos/4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Amélia Aguiar Andrade

Ângela Ferraz

António Camões Gouveia

Carlos Vargas

Graça Filipe

João Martins Claro

Jorge Rodrigues

José Bethencourt

Maria de Lurdes Rosa

Nuno Senos

Raquel Henriques da Silva

Raquel Pereira Henriques

Colaborações:

Em todas as edições do curso há aulas abertas dadas por conferencistas convidados.

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

CHAM – Centro de Humanidades