Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos

Área científica

Ecologia Humana

Palavras-chave

Interação Ser Humano-Ecossistemas; Problemas sociais complexos; Catástrofes e riscos ambientais; Desenvolvimento sustentável

Apresentação

Compreendendo as novas exigências do mundo atual e a necessidade de implementar um desenvolvimento sustentável, o curso fomenta o conhecimento numa área interdisciplinar que promove o diálogo entre várias formações disciplinares e percursos profissionais. Proporciona o aprofundar do conhecimento e compreensão dos conceitos, fontes e meios de recolha e estruturação de informação e ferramentas de análise transdisciplinar da Ecologia Humana, designadamente nas dimensões territorial, ambiental, socioeconómica e sociodemográfica.

Esta formação científica permitirá a capacitação aos profissionais envolvidos em contextos de reflexão e de intervenção (nomeadamente no ensino, na saúde, no urbanismo, na acção social, entre outros), da escala local à nacional, para um mais sustentado apoio a tomadas de decisão.

Contribui igualmente para o desenvolvimento de uma nova consciência de cidadania, abrindo espaço para uma integração com vários ramos do saber científico e tecnológico necessários em sociedades em constante transformação sócio ecológica.

Objetivos específicos:

• Desenvolver capacidades individuais para integrar e aplicar conhecimentos adquiridos nesta área;
    • Preparar os alunos para resolver problemas em contextos alargados e conjunturas complexas ou inovadoras;
    • Potenciar a capacidade para emitir pareceres e juízos críticos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, no referido domínio de trabalho e investigação;
    • Promover competências na área da investigação científica no âmbito da Ecologia Humana através da realização de projetos de investigação e da tese de mestrado.

Iva Maria Miranda Pires

Plano de Estudos

O mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos da NOVA FCSH parte de uma abordagem holística e integrada da interação da sociedade com os ecossistemas. Propõe um conjunto de instrumentos de análise e de monitorização sobre a sustentabilidade e aprofunda a reflexão sobre as questões da globalização e da ética ambiental.

Este curso de mestrado tem uma duração de quatro semestres e confere 120 créditos, acumuláveis e transferíveis no sistema de créditos europeu. O plano de estudos inclui uma componente letiva (CL) com a duração de dois semestres, a que correspondem 65 créditos e uma componente não lectiva (CNL), com a duração de dois semestres durante os quais será realizada uma dissertação ou um relatório de estágio ou de projeto, correspondendo a 55 créditos.

O Curso está organizado da seguinte forma: os alunos realizam quatro seminários de tronco comum e obrigatórios, de 10 créditos cada um, correspondendo a 40 créditos.

Os seminários de tronco comum são os seguintes: Teorias da Ecologia Humana, Ecologia Humana Aplicada, Metodologias de Investigação e Problemas Sociais Contemporâneos. Realizam mais 10 créditos escolhendo uma de duas unidades curriculares de opção condicionada (Ecologia da Saúde ou Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo) e obtêm os restantes 10 créditos num seminário de opção numa das ofertas de formação pós-graduada disponíveis na NOVA FCSH.

Os alunos prosseguem para os 3.º e 4.º semestres, escolhendo uma das três opções de finalização do curso de Mestrado: Dissertação; ou Estágio + Relatório; ou Projeto + Relatório, obtendo mais 55 créditos. No início do 3.º semestre, os alunos frequentam um seminário de acompanhamento da dissertação de 5 créditos. Nos seminários, obrigatórios, de opção e no seminário de acompanhamento, realizam 65 créditos. A obtenção de mais 55 créditos da componente não letiva totaliza os 120 créditos e confere um Diploma de Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos.

Oferta curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Iva Miranda Pires

Rui Santos

Maria José Roxo

João Carlos Lutas Craveiro Sousa

Ana Paula Gil

Helena Serra

Luís Baptista

O Mestrado beneficia ainda das palestras e aulas dos professores visitantes do Doutoramento em Ecologia Humana da NOVA FCSH:

• Luc Hens - VITO NV - Vision on technology - Mol – Bélgica;
      • Karl Brukmeir - National Research University - Higher School of Economics, Faculty of Sociology - Moscovo – Federação Russa;
      • Zbynek Ulcak - Department of Environmental Studies Coordinator - Masaryk Uviversity, Brno, República Checa;
      • Miguel Ángel de Pablo Hernandéz - Departamento de Estadística, Facultad de Ciencias Sociales, Universidade de Salamanca, Espanha.

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

E-mail: sociologia@fcsh.unl.pt

Tel.: 21 790 83 74

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

Para mais informações visite a página web de Ecologia Humana

Página no Facebook

Ligações Úteis

Observações

O Mestrado em Ecologia Humana possui um protocolo de mobilidade Erasmus de docentes e alunos com a Masaryk University, Faculty of Social Studies, Department of Environemental Studies, de Brno, na República Checa.

A NOVA FCSH estabelece protocolos com um leque amplo de entidades que acolhem os alunos que pretendam realizar um estágio como forma de finalização do mestrado.