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Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2.° ciclo do ensino básico)

 

Área científica

Ensino da Educação Musical.

 

Palavras-chave

Educação musical; Fluência musical; Formação de professores realista; Teoria da aprendizagem musical; Edwin Gordon.

 

Apresentação

O curso de Mestrado em Ensino da Educação Musical para o Ensino Básico pretende formar professores competentes e confiantes. Estes professores deverão ser capazes de partilhar a sua paixão pela música com os seus alunos. Para isso, terão de adquirir as competências básicas para o exercício da profissão de professor que lhes permitirão gerir turmas. Associadas às suas habilidades musicais, as técnicas e estratégias de educação musical adquiridas possibilitam a planificação, a execução e a avaliação das actividades na sala de aula.

As teorias apresentadas  nas  unidades curriculares do primeiro ano têm a possibilidade de ser aplicadas na prática de ensino supervisionada no 2.º ano. A reflexão centrada sobre episódios concretos permite um enquadramento teórico dos erros e da sua correcção, e ainda, o ensaio das alternativas.

Ao longo do curso, estudante deverá ser capaz de:

    • Adquirir as bases psicológicas, sociológicas, históricas e filosóficas para o exercício da profissão de professor.
    • Compreender modelos de educação musical que suportem a aquisição de um repertório de técnicas e estratégias de ensino.
    • Adquirir um repertório de técnicas e estratégias de ensino.
    • Adequar as suas competências musicais à educação musical.
    • Aplicar um programa de educação musical no ensino básico.
    • Reflectir sobre as práticas de ensino e o seu enquadramento ético e profissional.

 

Coordenação

João Nogueira

 

Plano de Estudos

O plano de estudos compreende, no primeiro ano, 3 unidades de formação educacional geral e 3 unidades de didáctica da educação musical. Para reforçar a fluência e a confiança na prática musical dos formandos, existem 2 unidades da área de docência (uma em cada ano). O 2.° ano é essencialmente constituído pela Prática de ensino supervisionada e inclui os seminários de acompanhamento e de investigação educacional.

Esta prática consiste na observação e na participação nas actividades (leccionação de educação  musical, clubes de música e afins, conselhos de turma, reuniões de pais, etc.) de uma escola de 2.° ciclo, acompanhadas por um orientador local. As 24 horas semanais (16 presenciais obrigatórias) de trabalho na escola são complementadas pelos seminários às 3.as-feiras na faculdade.

O relatório final da prática de ensino supervisionada inclui a participação numa investigação em educação musical.

 

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

João Nogueira

Helena Rodrigues

Isabel Figueiredo

Maria do Carmo V. Silva

David Justino

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

INET-MD | Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança

 

Secretariado

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

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