Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Área científica

Ensino da História; Formação inicial de Professores.

Profissionalização; Investigação; Programação; Construção; Autorregulação.

Apresentação

Este Mestrado assume um compromisso com a inovação, a especialização, o trabalho colaborativo interdisciplinar e a relação com o mercado de trabalho. Cruzam-se diversos saberes e perspetivas da área científica e disciplinar da História e das Ciências da Educação.
Há a preocupação de proporcionar uma formação que alia a mobilização de saberes académicos diversificados, o desenvolvimento de competências reflexivas e autorreguladas com a investigação nas áreas da educação, a experimentação, a aplicabilidade prática em diferentes contextos educativos.
É relevante a iniciação à profissão docente e, por isso, são estabelecidos protocolos com Escolas Básicas e Secundárias onde os alunos em estágio são recebidos, durante um ano letivo, para realizar a Prática de Ensino Supervisionada como componente não letiva do Mestrado em Ensino. O acompanhamento dessa prática profissional é feito com a colaboração de orientadores cooperantes com muita experiência, licenciados na área específica e com várias formações complementares.

Objetivos Educativos

1) Compreender a importância da educação para o progresso pessoal e social.

2) Refletir sobre os desafios que se colocam à sociedade em geral e às escolas portuguesas em particular.

3) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.

4) Aplicar adequadamente os conhecimentos históricos.

5) Planificar atividades colaborativas e autorreguladas, adequadas aos documentos curriculares, às especificidades dos estudantes e meios escolares.

6) Construir recursos e instrumentos de avaliação que contribuam para desenvolver competências diversificadas.

7) Avaliar a adequação e aplicação das metodologias de trabalho e dos recursos.

8) Compreender as mudanças no desenvolvimento psicológico, com especial relevo para as que ocorrem na adolescência.

9) Adquirir competências básicas no diagnóstico e resolução de situações problemáticas na sala de aula.

10) Refletir sobre a ética da profissão docente.

Raquel Pereira Henriques

Plano de Estudos

Organiza-se em dois anos (quatro semestres), tem oito unidades curriculares obrigatórias e duas opcionais.
Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Os dois semestres iniciais correspondem exclusivamente à componente letiva e incidem fundamentalmente sobre Didáticas Específicas e sobre outras disciplinas de Ciências da Educação.
No terceiro e quarto semestre, os alunos desenvolvem a componente não letiva referente à Prática de Ensino Supervisionada em História, ou seja, iniciam a prática profissional estagiando numa escola com protocolo com a NOVA FCSH.
Em simultâneo vão elaborando um relatório dessa Prática de Ensino Supervisionada que, depois de entregue, é sujeito a discussão pública. O Seminário de Orientação serve para apoiar o aluno na conceção desse relatório final.
À componente não letiva são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

David Justino

João Manuel Nogueira

Maria do Carmo Vieira da Silva

Raquel Pereira Henriques

Corpo Docente das cadeiras opcionais

Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia

António Camões Gouveia

Bernardo Vasconcelos e Sousa

Daniel Ribeiro Alves

Francisco Caramelo

Isabel Almeida

Jorge Miguel Pedreira

José Manuel Viegas Neves

Maria Helena Trindade Lopes

Maria João Violante Branco

Pedro Aires Oliveira

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Secretariado

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt