Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Área científica

Formação inicial de Professores - Filosofia

Ensino; Formação de professores; Didática da Filosofia; Filosofia da Educação.

Apresentação

Regido pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, corrigido pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, de 27 de junho de 2014 e alterado pelos Decretos-Leis n.º 176/2014, de 12 de dezembro e n.º 16/2018, de 7 de março, o Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário destina-se a conferir habilitação profissional para a docência no Ensino Secundário. Conjugando a preparação filosófica, os conhecimentos de cariz didático-pedagógico e a prática letiva, este Mestrado aposta na formação de docentes dotados de sólidas competências científicas; de um espírito crítico, extensivo a todas as áreas da sua intervenção; de uma atitude reflexiva e investigativa, tanto sobre as questões que relevam no ensino da Filosofia, como naquelas que respondem a solicitações de gestão e inovação pedagógica e profissional.

Assim, no modo como leva a cabo uma qualificação de alto nível dos futuros professores, o Mestrado em Ensino de Filosofia encontra-se alinhado com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente no que se refere à promoção da excelência no ensino e na investigação nas respetivas áreas de especialização, ao compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade e ao apoio à criação e divulgação da cultura humanista.

Objetivos Educativos

1. Compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional.
  2. Capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didáticas e das metodologias de investigação.
  3. Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade disciplinar, discente e circunstancial.
  4. Capacidade de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem.
  5. Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente, no contexto do mundo atual, da política educativa e da formação cívica.
  6. Competências de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissionais contínuos.
  7. Desenvolvimento do saber filosófico adquirido e capacidade de o aplicar na orientação da atividade letiva.
  8. Capacidade de elaborar uma leitura consistente do Programa de Filosofia.
  9. Capacidade de planificar, de avaliar, de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.

Luís Manuel Bernardo

Estrutura Curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o estudante realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

Conheça o programa curricular detalhado.

Luís Manuel Bernardo

Marta Mendonça

Manuel João de Matos

David Justino

Dina Mendonça

João Manuel Nogueira

Maria do Carmo Vieira da Silva

Fabrizio Macagno

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.

Secretariado

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt