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Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

Área científica

Formação de professores.

 

Palavras-chave

Geografia; Ensino; Formação de professores; Profissionalização.

 

Apresentação

O curso insere-se na área da formação de professores de Geografia para o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário que há quase trinta anos existe na oferta formativa da NOVA FCSH.

Por alteração da legislação em vigor (Dec.-Lei 43/2007, de 22 de fevereiro) entre 2007 e 2014 esteve associada à formação de professores de História. Na sequência da entrada em vigor do Dec.-Lei 79/2014, de 14 de maio, a formação voltou a ser autónoma.

Principais objectivos do curso:

    • Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica;
    • Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares;
    • Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares;
    • Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá-los na prática letiva;
    • Construir instrumentos didático-pedagógicos que permitam um desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
    • Habilitar à fundamentação de juízos e opções didático-pedagógicas que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência da disciplina de Geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.

Após terminarem esta formação os diplomados ficam habilitados para exercer funções docentes na área disciplinar de Geografia, do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, em estabelecimentos de ensino públicos, particulares ou cooperativos.

 

Coordenação

Fernando Ribeiro Martins

 

Plano de Estudos

O curso está estruturado em dois anos (4 semestres):

No 1.º e 2.º semestres, o aluno realiza 70 créditos da componente letiva, onde se incluem as seguintes unidades curriculares:

    • Didática da Geografia I (10 créditos)
    • Didática da Geografia II (10 créditos)
    • Tecnologias no Ensino da Geografia (10 créditos)
    • Psicologia Educacional (10 créditos)
    • Educação, Currículo e Multiculturalismo (5 créditos)
    • Sistemas Educativos e Culturas Escolares (5 créditos)
    • 2 opções de escolha condicionada (20 créditos)

 

No 3.º e 4.º semestres, os alunos realizam a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada (PES) e os restantes ao Seminário de Orientação da PES).

Durante a Prática de Ensino Supervisionada os estudantes são acompanhados por um professor doutorado da NOVA FCSH. Esse acompanhamento é feito semanalmente, no horário de atendimento e de forma individual, mas também nas escolas onde decorre o estágio.

 

Estrutura Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Fernando Ribeiro Martins

João Manuel Nogueira

David Justino

Maria do Carmo Vieira da Silva

São também convidados especialistas para lecionar algumas unidades curriculares.

 

Corpo Docente das cadeiras opcionais

Ana Maria Viegas Firmino

Carlos Manuel Prudente Pereira da Silva

Fernando Ribeiro Martins

João Figueira de Sousa

Jorge Ricardo da Costa Ferreira

José Eduardo Silvério Ventura

Maria José Leitão Barroso Roxo

Maria Regina Faia Martins Salvador

Nuno Henrique Pires Soares

Pedro João Cruz Cortesão Casimiro

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Secretariado

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt

 

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