Acções do Documento

Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

Área científica

Formação inicial de professores – línguas estrangeiras.

 

Palavras-chave

TEFL; Línguas estrangeiras; Ensino; Educação; Multilinguismo.

 

Apresentação

Os objetivos gerais do curso articulam-se, naturalmente, com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente na promoção da excelência no ensino e na investigação nas áreas de especialização das línguas estrangeiras, no compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade, no apoio da cultura humanista e na qualificação de alto nível dos futuros professores:

    • Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
    • Compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
    • Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
    • Adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
    • Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
    • Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
    • Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.

A educação em LE é perspetivada de forma multidisciplinar e interdisciplinar considerando a complexidade de diferentes teorias que sustentam diferentes abordagens no ensino da LE. Técnicas como investigação-ação, prática reflexiva e conteúdos como a competência comunicativa intercultural promovem a ponte entre a teoria e a prática da sala de aula.

 

Coordenação

Coordenadora: Ana Gonçalves Matos

Coordenador Geral dos mestrados em Ensino: Carlos Ceia

 

Estrutura Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Ana Gonçalves Matos

Clarisse Costa Afonso

David Justino

Maria do Carmo Vieira da Silva

João Nogueira

Christina Dechamps

Neus Lagunas

Carolyn Leslie

Rolf-Juergen Koewitsch

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

CETAPS: Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies

Research group

Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS)

 

Secretariado

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt

 

Registo e Acreditações

  • Registo Direção-Geral do Ensino Superior: Ligação
  • Estado de acreditação pela A3ES: Acreditado
  • Período de acreditação: 6 anos
  • Data de publicação: 17-06-2015
  • Deliberação da A3ES: Ligação
  • RAA-A3ES

 

Ligações Úteis

 

Observações

O 1.º ano do curso está organizado em horário pós-laboral, facilitando a frequência de estudantes/trabalhadores.

Algumas das escolas cooperantes com quem trabalhamos:

    • Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
    • Escola Secundária Padre António Vieira
    • Escola Secundária Quinta do Marquês
    • Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
    • Escola Secundária Romeu Correia
    • Escola Secundária Jorge Peixinho
    • Escola Secundária D. João II, Setúbal
    • Escola Secundária da Ramada
    • Agrupamento de Escolas Monte da Lua
    • Agrupamento de Escolas de Alapraia
    • Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
Topo da Página