Acções do Documento

Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

Área científica

Ensino; Formação Inicial de Professores.

 

Palavras-chave

Língua materna; Língua não materna; Literatura; Cultura; Transposição didática.

 

Apresentação

Integrado na formação inicial de professores da NOVA FCSH, este curso propõe uma formação científica sólida, valorizando simultaneamente o desenvolvimento articulado de capacidades relacionadas com a (re)construção do conhecimento e com a reflexão consciente e crítica sobre a atividade docente no mundo contemporâneo. O curso assegura formação educacional geral, oferece formação nas didáticas e metodologias específicas do ensino do português (língua materna e língua estrangeira/língua segunda), proporciona a consolidação da componente científica na área de docência, integrando conhecimentos linguísticos, literários e culturais, e garante a iniciação à prática profissional. De forma mais específica, pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades para

a) adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do português (LM e LE/LS);

b) analisar programas e outros documentos oficiais para o ensino-aprendizagem do português (LM e LE/LS);

c) refletir criticamente sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do português em

contexto escolar e em contextos multilingues;

d) compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues;

e) elaborar propostas de trabalho em função de diferentes perfis de alunos e de diferentes papéis do professor.

f) familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino língua nas suas múltiplas vertentes (oralidade, leitura, escrita e gramática; literatura e cultura);

g) explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação;

h) desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógicas e didáticas inovadoras;

i) relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a atividade docente.

 

Coordenação

Coordenadora: Helena Topa Valentim

Coordenador Geral dos Mestrados em Ensino na NOVA FCSH: Carlos Ceia

Coordenadora Executiva (Departamento de Linguística): Maria Sousa Lobo

 

Plano de Estudos

O curso tem a duração de 4 semestres: no 1º e 2º semestres funcionam as unidades curriculares da área educacional geral e as didáticas específicas; os dois seminários da área de docência estão previstos para o 2º e o 3º semestres. O 1º ano do curso (1º e 2º semestres) está organizado em horário pós-laboral. A Prática de Ensino Supervisionada realiza-se durante o 3º e o 4º semestres, em horário laboral.

 

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Teresa Araújo

Leonor Santa Bárbara

Cecília Barreira

Teresa Brocardo

Maria do Céu Caetano

Maria Antónia Coutinho

Alexandra Fiéis

David Justino

Maria Sousa Lobo

Ana Madeira

João Nogueira

Manuela Parreira

Gustavo Rubim

Maria do Carmo Vieira da Silva

Helena Topa Valentim

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição

CHAM - Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar

CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

 

Secretariado

Teresa Ferreira

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt

Telefone: +351 21 790 83 00, ext. 1568

 

Ligações Úteis

Topo da Página