Acções do Documento

Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura

Área científica

Ciências Sociais e Humanas

 

Palavras-chave

Mulheres; Género; Ciências Sociais e Humanas; Desigualdades Sociais; Políticas Públicas

 

Apresentação

Os estudos sobre as mulheres e sobre o género adquiriram uma importância crescente nas três últimas décadas, construindo uma autonomia a nível epistemológico, teórico e metodológico. A investigação sobre o género tem permitido formular novas questões que só podem ser integralmente respondidas fazendo apelo à contribuição de todas as áreas científicas tradicionais.

O mestrado tem como principal finalidade a aquisição de conhecimento aprofundado e de capacidade de investigação na área de Estudos sobre a Mulher e de Estudos de Género.

Os conhecimentos adquiridos têm como objetivo desenvolver competências que capacitem para a investigação e a intervenção cívica, em resposta a necessidades sociais, sempre em uma perspetiva multidisciplinar, criando um espaço de diálogo entre vários campos do saber, correspondendo assim à vocação interdisciplinar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o que é reforçado pela formação pelas diferentes formações científicas do seu corpo docente.

O mestrado permite a articulação entre o conhecimento universitário e as organizações com intervenção nas problemáticas sociais relativas aos Estudos sobre as Mulheres e de Estudos sobre o Género. Possibilita o prosseguimento de formação avançada para a investigação, designadamente de nível doutoral, assim como a inserção e desenvolvimento profissional em organizações e instituições nacionais e internacionais.

Tendo em vista as recomendações da União Europeia e das organizações internacionais e nacionais, pretende-se também desenvolver conteúdos e competências que permitam às/aos formandas/os sensibilizar as instituições públicas e privadas, bem como as empresas, a promover uma política de igualdade de género.

O mestrado conta com o apoio dos centros de investigação dos seus docentes, em particular do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), nomeadamente no que diz respeito à violência de género e ao estudo sobre as mulheres (linha de investigação Faces de Eva).

 

Coordenação

Manuel Lisboa

 

Plano de Estudos

O mestrado está estruturado em três semestres, sendo os dois primeiros dedicados à parte curricular e o restante à realização de umas das seguintes opções: dissertação, trabalho de projeto e estágio com relatório.

O mestrado com uma comissão científica, composta por docentes de vários departamentos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e de outras instituições de ensino universitário. Nomeadamente: Zília Osório de Castro, Manuel Lisboa, Teresa Pizarro Beleza, Teresa Almeida, Ana Paiva Morais, Maria Augusta Babo, Fernando Cascais, Isabel Henriques de Jesus, Helena Pereira de Melo e João Luís Lisboa.

 

Oferta Curricular

Duração: 3 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Regulamento

 

Corpo Docente

1º Semestre:

O Tempo das Mulheres - Zília Osório de Castro e Isabel Henriques de Jesus

Teoria Feminista e Experiência Literária - Teresa Almeida, Ana Paiva Morais e Fernando Cascais

2º Semestre:

Género e Sociedade - Manuel Lisboa

Práticas e Representações do Corpo - Fernando Cascais e Maria Augusta Babo

Mulheres e Direitos Humanos - João Luís Lisboa

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

 

Contactos

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

ou

CICS.NOVA

E-mail: cicsnova@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

 

Topo da Página