Acções do Documento

Filosofia

 

Área científica

Filosofia

 

Palavras-chave

Filosofia; Conhecimento; Reflexão; Crítica; Argumentação.

 

Apresentação

O Mestrado em Filosofia visa proporcionar uma formação aprofundada nas várias áreas do saber filosófico e contribuir para o desenvolvimento da investigação no domínio da Filosofia.

O Mestrado tem, assim, como propósito, de acordo com o respetivo diploma legal, levar os estudantes a adquirirem capacidades:

1) De análise e argumentação;

2) Para reconhecer, equacionar e esclarecer os problemas que o ser humano encontra, no esforço de compreensão de si e do mundo;

3) Para compreender e questionar as ideias referentes à natureza da realidade, conhecimento e valores;

4) Para identificar e analisar os problemas que cruzam diversas áreas disciplinares;

5) Para aplicar conhecimentos na apreciação de problemas novos e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada;

6) Para desenvolver trabalho de investigação, com inteira consciência dos princípios de exigência implicados na ideia de ciência, com sentido de responsabilidade e noção das implicações.

O Mestrado assegura, além disso, a preparação adequada dos estudantes para prosseguirem os seus estudos no 3.º ciclo, designadamente em Filosofia.

Para o efeito, conta com um corpo docente, altamente qualificado, com uma grande experiência de lecionação e investigação, que está devidamente preparado para acompanhar o percurso dos estudantes, tanto na componente letiva, quanto nos trabalhos preparatórios da dissertação.

Inserido nas atividades do Departamento de Filosofia, o Mestrado beneficia, também, do apoio de duas Unidades de Investigação da NOVA FCSH ambas com a classificação de Excelente.

A sua estrutura curricular abrangente, que contempla as principais disciplinas filosóficas, permite aliar a aquisição e partilha alargada de conhecimentos, no decorrer dos Seminários que a integram, e a construção de percursos personalizados, favorecidos por um constante apoio tutorial.

A qualidade e diversidade temáticas das dissertações produzidas no seu âmbito constituem o testemunho inequívoco da relevância académica deste Curso, bem como das suas potencialidades para suscitar um questionamento crítico sobre os problemas da atualidade.

 

Coordenação

Nuno Venturinha

 

Plano de Estudos

O Mestrado em Filosofia tem a duração de três semestres, dois letivos e um não-letivo, destinado a preparar a dissertação. A sua estrutura curricular contempla cinco áreas de especialização - Filosofia Geral; Filosofia Contemporânea; Filosofia Política; Ética e Estética – que são lecionadas alternadamente.

 

O mestrado em Filosofia tem atualmente abertas as seguintes áreas de especialização:

Estética:

1.º Semestre: Questões de Antropologia Filosófica; Estética e Ontologia; Problemas de Crítica e Tradução; 2.º Semestre: Problemas de Arte Contemporânea; Arte e Experiência.

- Filosofia Geral:

1.º Semestre: Questões de Antropologia Filosófica; Questões de História da Filosodia; 2.º Semestre: Questões de Ontologia; Questões de Filosofia do Conhecimento.

- Filosofia Política:

1.º Semestre: Questões de Antropologia Filosófica; Questões de Filosofia da História; História da Filosofia Política; 2.º Semestre: Filosofia do Direito e do Estado; Ética e Política na Contemporaneidade.

O mestrando deve realizar obrigatoriamente cinco seminários de entre os que o Departamento oferece, de acordo com a área escolhida, devendo ainda fazer um 6.º seminário, de escolha livre.

 

Os programas dos seminários tratam de questões específicas, com o objetivo de promoverem um aprofundamento efetivo das competências e dos conteúdos obtidos no Ciclo de Estudos anterior. Bibliografias amplas e atualizadas apoiam a lecionação e são propostas aos estudantes como recurso didático por excelência. As metodologias ativas são, em geral, privilegiadas, apelando ao contato direto com as obras de referência e à participação nas várias atividades. A avaliação centra-se na realização de trabalhos escritos que, ao mesmo tempo, servem de ensaio para a dissertação.

A orientação da componente não-letiva ocorre em regime tutorial. Os estudantes escolhem um docente como orientador principal, estando igualmente prevista a figura do co-orientador, com o qual concebem um plano de investigação que será submetido à aprovação do Conselho Científico. A dissertação, que deverá corresponder ao trabalho desenvolvido nesse âmbito, será objeto de discussão pública.

 

A NOVA FCSH oferece ainda dois outros Mestrados ancorados no Departamento de Filosofia:

Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário

Mestrado em Estética e Estudos Artísticos

 

Oferta Curricular

Duração: 3 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Docentes de Carreira

João Constâncio

João Luís Lisboa

João Sàágua

Luís Manuel Bernardo

Mário Jorge de Carvalho

Marta Mendonça

Nuno Ferro

Nuno Venturinha

 

Docentes Convidados

Giovanni Damele

Maria João Mayer Branco

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA

CHAM - Centro de Humanidades

 

Contactos

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

Departamento de Filosofia

E-mail: filosofia@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

Topo da Página