Acções do Documento

História

 

Área científica

História

 

Palavras-chave

Egiptologia; Médio Oriente e Ásia; Época Medieval; Época Moderna e Descobrimentos; Época Contemporânea

 

Apresentação

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) orgulha-se de ter sido a primeira Faculdade portuguesa a criar cursos de Mestrado, precisamente na área da História, há já mais de trinta anos. Os cursos, que desde então se realizaram ininterruptamente, são o melhor testemunho de um percurso voltado para a aprendizagem e para a investigação e que continua a constituir uma referência no panorama universitário do nosso país.

Contando actualmente com cinco áreas de especialização (Egiptologia, Civilizações do Médio Oriente e da Ásia Antiga, História Medieval, História Moderna e dos Descobrimentos, História Contemporânea), o Segundo Ciclo em História na NOVA FCSH oferece uma ampla possibilidade de escolha para os interessados na sua frequência, sempre com a preocupação de formar mestres que combinem o rigor e o espírito crítico com a capacidade de inovação.

O Plano do Curso garante o necessário aprofundamento exigido por este nível de formação (disciplinas da área de especialização), sem deixar de ser versátil (disciplinas opcionais), de modo a permitir abordagens interdisciplinares.

A apresentação e a defesa pública de uma dissertação ou de um trabalho de projecto constituem o culminar de um trajecto essencialmente voltado para a investigação histórica.

 

Coordenação

Alexandra Pelúcia

 

Plano de Estudos

O Mestrado em História da NOVA FCSH, com o seu Plano de Estudos organizado por áreas de especialidade, contempla uma componente lectiva (os dois primeiros semestres) de enquadramento teórico e metodológico, preparatórios da elaboração de uma dissertação ou de um projecto de investigação. Em cada um destes semestres, o estudante faz três Unidades Curriculares (UCs), num total de 30 ECTs por semestre. Uma destas UCs é de Opção Livre, podendo ser realizada no âmbito de qualquer área de especialidade ou mesmo de outro Mestrado.

Os terceiro e quarto semestres são já exclusivamente dedicados à Componente Não Lectiva. Os estudantes desenvolvem a sua investigação devidamente orientados por um docente do Curso. No terceiro semestre, tem lugar o Seminário de Acompanhamento, mantendo uma contacto próximo entre o estudante e o seu orientador científico. O quarto semestre, em que se mantém a relação entre orientando e orientador, é exclusivamente dedicado à elaboração da Tese ou do Trabalho de Projecto, no âmbito da respectiva área de especialidade.

O estudante deve informar-se previamente acerca das UCs disponíveis em cada semestre lectivo.

 

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Alexandra Pelúcia

Amélia Aguiar Andrade

Ana Isabel Buescu

Bernardo Vasconcelos e Sousa

Daniel Alves

Diogo Sasseti Ramada Curto

Fernando Rosas

Francisco Caramelo

Isabel Almeida

João José Alves Dias

João Paulo Oliveira e Costa

Jorge Pedreira

José Neves

Luís Espinha da Silveira

Maria de Lurdes Rosa

Maria Fernanda Rollo

Maria João Branco

Maria Helena Trindade Lopes

Paulo Jorge C. A. Fernandes

Pedro Cardim

Pedro Oliveira

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

Instituo de Estudos Medievais (IEM)

Centro de História d’Aquém e Além Mar (CHAM)

Instituto de História Contemporânea (IHC)

 

Contactos

E-mail:  historia@fcsh.unl.pt

Telefone/Telemóvel: + 351 217 90 83 25

 

Ligações Úteis

Topo da Página