Área científica

Palavras-chave

Egiptologia; Médio Oriente e Ásia; Época Medieval; Época Moderna e Descobrimentos; Época Contemporânea

Apresentação

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) orgulha-se de ter sido a primeira Faculdade portuguesa a criar cursos de Mestrado, precisamente na área da História, há já mais de trinta anos. Os cursos, que desde então se realizaram ininterruptamente, são o melhor testemunho de um percurso voltado para a aprendizagem e para a investigação e que continua a constituir uma referência no panorama universitário do nosso país.

Contando actualmente com cinco áreas de especialização (Egiptologia, Civilizações do Médio Oriente e da Ásia Antiga, História Medieval, História Moderna e dos Descobrimentos, História Contemporânea), o Segundo Ciclo em História na NOVA FCSH oferece uma ampla possibilidade de escolha para os interessados na sua frequência, sempre com a preocupação de formar mestres que combinem o rigor e o espírito crítico com a capacidade de inovação.

O Plano do Curso garante o necessário aprofundamento exigido por este nível de formação (disciplinas da área de especialização), sem deixar de ser versátil (disciplinas opcionais), de modo a permitir abordagens interdisciplinares.

A apresentação e a defesa pública de uma dissertação ou de um trabalho de projecto constituem o culminar de um trajecto essencialmente voltado para a investigação histórica.

Alexandra Pelúcia

Plano de Estudos

O Mestrado em História da NOVA FCSH, com o seu Plano de Estudos organizado por áreas de especialidade, contempla uma componente lectiva (os dois primeiros semestres) de enquadramento teórico e metodológico, preparatórios da elaboração de uma dissertação ou de um projecto de investigação. Em cada um destes semestres, o estudante faz três Unidades Curriculares (UCs), num total de 30 ECTs por semestre. Uma destas UCs é de Opção Livre, podendo ser realizada no âmbito de qualquer área de especialidade ou mesmo de outro Mestrado.

Os terceiro e quarto semestres são já exclusivamente dedicados à Componente Não Lectiva. Os estudantes desenvolvem a sua investigação devidamente orientados por um docente do Curso. No terceiro semestre, tem lugar o Seminário de Acompanhamento, mantendo uma contacto próximo entre o estudante e o seu orientador científico. O quarto semestre, em que se mantém a relação entre orientando e orientador, é exclusivamente dedicado à elaboração da Tese ou do Trabalho de Projecto, no âmbito da respectiva área de especialidade.

O estudante deve informar-se previamente acerca das UCs disponíveis em cada semestre lectivo.

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Alexandra Pelúcia

Pedro Cardim

Pedro Oliveira

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

Instituo de Estudos Medievais (IEM)

Centro de História d’Aquém e Além Mar (CHAM)

Instituto de História Contemporânea (IHC)