História do Império Português – Mestrado em e-learning

Objetivos

O Mestrado em História do Império Português oferece uma formação avançada sobre a expansão portuguesa e o seu impacto nas sociedades asiáticas, africanas e americanas com as quais os portugueses interagiram entre os séculos XV a XIX. Concebido para o ensino à distância, em regime de e-learning, este programa de estudos destina-se a estudantes e a profissionais de diversas áreas científicas, mas também a todos os interessados em conhecer, de um modo aprofundado, o mundo colonial português das épocas moderna e contemporânea.

No âmbito deste curso o aluno receberá uma formação inovadora e de excelência através dos conteúdos e das metodologias oferecidos. O Mestrado em História do Império Português é lecionado por um corpo docente altamente qualificado e historiograficamente atualizado. A componente científica do curso é assegurada pelo CHAM - Centro de Humanidades, uma unidade de investigação da NOVA FCSH dotada de uma substancial massa crítica científica na área da expansão portuguesa e europeia, e com uma significativa internacionalização no campo das Humanidades e das Ciências Sociais.

O plano curricular deste curso proporciona um quadro teórico e metodológico adequado à compreensão não só da experiência colonial portuguesa, mas também das interações e dos conflitos entre os portugueses e as culturas extra-europeias. O curso inclui, também, análises comparativas entre a expansão portuguesa e a de outras potências europeias designadamente a Monarquia Hispânica, a Inglaterra e as Províncias Unidas , dimensão que torna ainda mais aliciante a formação proporcionada por este Mestrado.

O método pedagógico proposto para o Mestrado em História do Império Português tem como especificidade o regime de e-learning assíncrono que procura promover um espaço de comodidade para o aluno. Os principais procedimentos metodológicos são:

• Aulas virtuais em que o Professor expõe os conteúdos através de vídeos de curta duração;

• Fóruns online de interação entre professores e alunos;

• Disponibilização de diversos conteúdos (powerpoints, fontes impressas, textos de apoio, mapas, referências bibliográficas e exercícios);

• Métodos de avaliação preferencialmente continuados.

Objetivos gerais

• Conferir treino científico e académico na área da Expansão Portuguesa;
  • Aprofundar a formação científica e académica no quadro comparativo da história dos impérios coloniais;
  • Aplicar uma metodologia transdisciplinar no quadro inovador da Global History;
  • Desenvolver as capacidades de investigação para estudos aprofundados nesta área de especialização;
  • Promover a internacionalização das actividades científicas e académicas no quadro de redes de investigação do espaço Europeu, comunidade de países de língua oficial portuguesa e outras regiões, em particular as que tiveram um contacto intenso com a Expansão Portuguesa, ou que atualmente possuem importantes comunidades imigrantes de língua portuguesa.
  • Redigir textos científicos no âmbito da Expansão Portuguesa no quadro teórico da Global History.

João Paulo Oliveira e Costa

Oferta Curricular

Duração: 2 anos/4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Metodologia Pedagógica

O método pedagógico proposto para o mestrado em Mestrado em História do Império Português tem como especificidade a componente do ensino à distância. Trata-se de um curso ministrado em regime de e-learning assíncrono que procura promover um espaço de comodidade para o discente caraterizado por:

• Redução dos problemas de incompatibilidade de horários;
  • Redução dos inconvenientes das deslocações;
  • Ajuste do ritmo de estudo de acordo com os interesses e da vida quotidiana de cada aluno;

A pedagogia do curso está centrada nos seguintes procedimentos metodológicos:

• Aulas virtuais em que cada professor deverá expor os conteúdos, apontar as problemáticas, e indicar leituras obrigatórias e complementares. Para cada unidade curricular estão disponíveis 5 vídeos de conteúdos, cada um com uma duração aproximada de 40 minutos. Adicionalmente existirá um vídeo introdutório e outro destinado aos trabalhos finais de cada unidade curricular.
  • Online Discussion Groups (fóruns) de forma a possibilitar a completa interação entre professores e discentes, a partir de leituras e análises orientadas de textos. Os professores deverão formular proposições e questões para que os discentes construam argumentações. Tais argumentações por seu turno deverão permanecer online de modo a permitir a intervenção dos colegas e/ou dos professores.
  • Elaboração de materiais contendo súmulas dos conteúdos apresentados, indicações e referências bibliográficas, textos de apoio e exercícios.
  • Os métodos de avaliação, preferencialmente continuada, deverão apoiar-se principalmente em Final Papers individuais sobre um tema escolhido em conjunto com o(s) professor(es) responsável(is) por cada seminário.

Paulo Teodoro de Matos (Coord. Executivo)

Carla Alferes Pinto

João Figueirôa-Rêgo

João Teles e Cunha

Jorge Pedreira

Paulo Jorge Fernandes

Pedro Aires de Oliveira

Roberta Stumpf

Rogério Puga

Teresa Lacerda

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Núcleo de Mestrados

Dr.ª Marília Lourenço