Apresentação

O Mestrado em História do Império Português oferece uma formação avançada sobre a expansão portuguesa e o seu impacto nas sociedades asiáticas, africanas e americanas com as quais os portugueses interagiram entre os séculos XV a XIX. Concebido para o ensino à distância, em regime de e-learning, este programa de estudos destina-se a estudantes e a profissionais de diversas áreas científicas, mas também a todos os interessados em conhecer, de um modo aprofundado, o mundo colonial português das épocas moderna e contemporânea.

No âmbito deste curso o aluno receberá uma formação inovadora e de excelência através dos conteúdos e das metodologias oferecidos. O Mestrado em História do Império Português é lecionado por um corpo docente altamente qualificado e historiograficamente atualizado. A componente científica do curso tem sido assegurada desde o início pelo CHAM - Centro de Humanidades, uma unidade de investigação da NOVA FCSH dotada de uma substancial massa crítica científica na área da expansão portuguesa e europeia, e com uma significativa internacionalização no campo das Humanidades e das Ciências Sociais. Desde o ano lectivo 2016-17, o Mestrado passou igualmente a contar com a participação de docentes e investigadores do Instituto de História Contemporânea, igualmente da NOVA FCSH, com competências específicas no domínio da história dos impérios nos séculos XIX e XX, do colonialismo europeu em África e da descolonização.

O plano curricular deste curso proporciona um quadro teórico e metodológico adequado à compreensão não só da experiência colonial portuguesa, mas também das interações e dos conflitos entre os portugueses e as culturas extra-europeias. O curso inclui, também, análises comparativas entre a expansão portuguesa e a de outras potências europeias – designadamente a Monarquia Hispânica, a Inglaterra e as Províncias Unidas –, dimensão que torna ainda mais aliciante a formação proporcionada por este Mestrado.

• Assegurar a formação científica e académica em História do Império Português;
  • Aprofundar a formação científica e académica na história comparada dos impérios coloniais;
  • Aplicar uma metodologia transdisciplinar no registo, ainda inovador, da História Global;
  • Desenvolver as competências necessárias para a prossecução de futuros estudos aprofundados;
  • Potenciar a internacionalização das atividades académico-científicas com redes de investigação no Espaço Europeu, CPLP e em outras regiões, particularmente nas que tiveram contactos intensos com a presença portuguesa ou possuem hoje importantes comunidades imigrantes lusófonas.
  • Elaborar textos científicos sobre Expansão e presença portuguesa no quadro teórico da história global.
Informação útil

Acreditação A3ES

Com Acreditação prévia em 2019, por 6 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS

O método pedagógico proposto para o Mestrado em História do Império Português tem como especificidade o regime de e-learning assíncrono que procura promover um espaço de comodidade para o aluno. Os principais procedimentos metodológicos são:

• aulas virtuais em que o Professor expõe os conteúdos através de vídeos de curta duração;
  • fóruns online de interação entre professores e alunos;
  • disponibilização de diversos conteúdos (powerpoints, fontes impressas, textos de apoio, mapas, referências bibliográficas e exercícios);
  • métodos de avaliação preferencialmente continuados.