Acções do Documento

Museologia

 

Área científica

História da Arte; Museologia; Patrimoniologia.

 

Palavras-chave

Museu; Colecção; Exposição; Direito e Gestão do Património; Comunicação.

 

Apresentação

O Mestrado em Museologia (MM) tem como objetivos fundamentais preparar futuros profissionais de museus (conservadores) em todas as áreas abrangidas pelas práticas museológicas: inventário, conservação, gestão, comunicação, investigação e exposição.

O curso tem um carácter teórico-prático e desenvolve-se em articulação permanente com um espectro alargado de museus, incluindo os museus nacionais mas também museus de tutela autárquica ou de coleções especializadas. Este facto garante ao MM um sólido funcionamento em inter e pluridisciplinaridade, nomeadamente com as áreas científicas da História, Arqueologia, Antropologias e Ciências da Comunicação.

Os alunos têm a oportunidade de contactar desde cedo com as principais problemáticas dos museus e podem integrar diversos projetos de investigação em curso, no Instituto de História da Arte (IHA), beneficiando de efetivas parcerias com todos os museus e palácios tutelados pela DGPC – Direção Geral do Património Cultural e com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Muitos dos alunos do MM são hoje profissionais reconhecidos, trabalhando em museus, palácios e outros organismos ou microempresas envolvidas com as questões patrimoniais. É também expressivo o número de mestres em Museologia que são agora doutorandos, maioritariamente com bolsas de investigação da FCT e participando correntemente dos trabalhos do Grupo de Investigação Museum Studies do Instituto de História da Arte.

 

Coordenação

Alexandra Curvelo

 

Plano de Estudos

O MM está organizado em quatro semestres, de acordo com o modelo institucional da NOVA FCSH. No 1.º semestre, os alunos frequentam três seminários obrigatórios (História dos Museus e da Museologia; Planificação e Programação Museológica; Gestão e Direito do Património) que se destinam a fornecer-lhes bases sólidas para o conhecimento crítico das problemáticas dos museus e dos seus desafios contemporâneos.

No 2.º semestre, os alunos fazem as suas primeiras opções para personalizarem o seu Plano de Estudos. Escolhem duas das três Opções Condicionadas (Inventariação e Conservação de Coleções, Arquitetura de Museus e Museografia, Mediação e Educação em Museus) ou podem realizar as três, se optarem por assumir uma delas como Opção Livre. No entanto, é conveniente, numa perspetiva pluridisciplinar, escolher livremente a Opção Livre, em qualquer dos departamentos da NOVA FCSH.

Ainda no 2.º semestre, os alunos (mas também alunos externos ao MM) podem escolher duas Opções Livres: Coleções e Museus de Arte em Portugal e Museologia Industrial, abrindo assim possibilidades de especialização que são únicas na oferta letiva nacional, no domínio da Museologia.

Cada docente define, para cada semestre, as metodologias e temas de trabalho, sob determinadas opções comuns: organização das aulas com permanente participação dos alunos que, em cada uma delas, deverão apresentar pequenos trabalhos pessoais; presença habitual de convidados, entre eles diretores de museus nacionais mas também antigos alunos que realizaram trabalhos de referência ou trabalham agora em organismos do domínio museológico e patrimonial; visitas a diversos museus e exposições, com objetivos precisos e previamente determinados.

Os 3.º e 4.º semestres são dedicados à preparação da componente não letiva, segundo as modalidades definidas pela NOVA FCSH (Estágio, Trabalho de Projeto, Dissertação) e de acordo com os interesses e possibilidades de cada um. Nesta fase, a tutoria adquire maior relevância e determina a criação de um plano pessoal de trabalhos, de acordo com o estatuto do aluno e os objetivos da sua formação.

 

Oferta Curricular

Duração: 2 anos/4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Regulamento

 

Corpo Docente

Deolinda Folgado

Emília Ferreira

Raquel Henriques da Silva

Graça Filipe

Alexandra Curvelo

João Martins Claro

António Camões Gouveia

Ângela Ferraz

Helena Barranha (IST/ULisboa)

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

IHA - Instituto de História da Arte

 

Contactos

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

 

Registo e Acreditações

  • Registo Direção-Geral do Ensino Superior: Ligação
  • Estado de acreditação pela A3ES: Acreditado
  • Período de acreditação: 6 anos
  • Data de publicação: 15-04-2014
  • Deliberação da A3ES: Ligação
  • RAA-A3ES

 

Ligações Úteis

Topo da Página