Acções do Documento

Novos Media e Práticas Web

Área científica

Ciências da Comunicação

 

Palavras-chave

Digital; Media; Novos Media; Internet; Web.

 

Apresentação

O Mestrado de Novos Media e Práticas Web faz parte da oferta de 2.º Ciclo do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA.

Este é um mestrado dedicado, muito em particular, às grandes temáticas da Era Digital, desde a compreensão do novo paradigma, nas suas múltiplas características, à criação de aplicações específicas para a Web.

Assim, são objetivos do curso, na perspetiva do estudante:

a) Adquirir competências específicas – tanto tecnológicas como criativas - no âmbito da migração para o digital, das linguagens, aplicações e ferramentas da comunicação multimédia interativa e dos dispositivos dos novos media, procurando criar as competências práticas, críticas e reflexivas para o desenvolvimento de trabalhos de projeto nas áreas Web;

b) Ser capaz de realizar projetos criativos, inovadores e experimentais na área de conhecimento aplicado do curso;

c) Ser capaz de perspetivar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em articulação com a natureza das matérias técnica e cientificamente relevantes, no contexto da emergência dos novos media interativos.

 

No plano dos objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes num contexto de investigação para dissertação/trabalho de projeto ou estágio), destacamos os seguintes:

a) Análise e interpretação crítica da bibliografia referente à problemática escolhida de modo a ser estabelecido um estado da questão ou mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais ao trabalho a desenvolver em contexto profissional;

b) Formulação de um problema ou de uma questão relevante, de modo a que, através de metodologias cientificamente validadas o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado ou adquirir/desenvolver algumas das competências exigidas pelo mercado de trabalho, tais como capacidade de comunicação, trabalho em equipa, capacidade de liderança e auto-responsabilidade;

c) Recolha, análise e tratamento de dados;

d) Redação da dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio.

 

Coordenação

Francisco Rui Cádima

 

Plano de Estudos

Do plano de estudos constam os seguintes seminários obrigatórios - Práticas Web I e Práticas Web II - e os seguintes seminários condicionados: Políticas e Estratégias do Audiovisual: a Migração para o Digital, Standards, Usabilidade e Acessibilidade e Mundos Virtuais.

Exemplos de alguns seminários em articulação com o Mestrado de Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA (opcionais): Imagens Contemporâneas, Cibercultura, Atelier de Televisão, etc.

Os alunos podem ainda frequentar seminários (opcionais) de cursos de mestrado de outras unidades orgânicas da NOVA (ex.: Mestrado Integrado em Engenharia Informática da FCT/NOVA, Information Management e/ou Advanced Analytics do ISEGI/IMS/NOVA.

São objetivos fundamentais do plano de estudos:

  • Conceber e planear um projeto Web através da elaboração de um plano e de uma estratégia de arquitetura de informação; adquirir competências práticas e de gestão de conteúdos de projeto web;
  • Adquirir conhecimento reflexivo e criativo no domínio das novas experiências interativas e imersivas na rede, com base na análise de aplicações práticas, plataformas ou projectos;
  • Pensar e compreender a transição de paradigma para o digital; aprofundar o conhecimento da emergência dos novos ambientes digitais, social media, novas plataformas online, etc;
  • Compreender a evolução das interfaces de interação pessoa-computador.

 

Oferta Curricular

Duração: 3 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

António Câmara

Francisco Rui Nunes Cádima

Graça Simões

Jorge Rosa

Irene Tomé

Vítor Badalinho

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

CIC. Digital - Center for Research in Communication, Information and Digital Culture

IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA

CITI - Centro de Investigação de Tecnologias Interativas

 

Saídas Profissionais

  • Assessoria e consultoria em Migração para o Digital e Novos Media;
  • Consultoria em Tecnologias da Informação;
  • Desenvolvimento de soluções de comunicação digital e de aplicações para a Web;
  • Gestor de projetos digitais;
  • Design de Interface;
  • Arquitetura de base de dados, etc.

 

Parcerias/Protocolos

  • Parceria: FCT/NOVA, Ydreams, UTAustin/Portugal;
  • Diversas empresas e instituições que já facultaram estágios e/ou enquadraram trabalhos de projeto dos finalistas do curso: TORKE, Grupo LEYA, Tribal DDB, SLB, Infochimps (USA), ZON, Ydreams, SIC Online, RTP, ADN, ISEC, RTCV, MediaLab, IAPMEI, beActive, Studio Mousetrap (USA), CITI, CrowdProcess DN online, Adagietto, etc.

 

Contactos

Núcleo de Mestrados

E-mail: mestrados@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

 

 

Topo da Página