Acções do Documento

Temas Contemporâneos

Área científica

Antropologia – Temas Contemporâneos

 

Palavras-chave

Identidades, Diferenças, Mobilidades, Performance, Resistências

 

Apresentação

A especialização Temas Contemporâneos do mestrado em Antropologia tem como foco a produção de conhecimento antropológico sobre múltiplos fenómenos que marcam a contemporaneidade em contextos portugueses, europeus e não europeus.

Os principais objectivos desta especialização são:

1. aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas de investigação adequada à complexidade da realidade contemporânea;

2. desenvolvimento de capacidades de aplicação das competências antropológicas em situações profissionais.

Serão privilegiadas, entre outras, as seguintes áreas: Ambiente, Antropologia aplicada, Cultura Material e Consumos, Direitos Humanos, Migrações, Movimentos Sociais, Património, Turismo, Primatologia e Conservação.

 

Coordenação

Amélia Frazão Moreira

 

Plano de Estudos

O aluno realiza 30 créditos no 1.º semestre e 30 créditos no 2.º semestre, podendo cumprir 10 créditos, em regime de opção livre, em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.

Em cada um dos semestres da parte curricular, o aluno escolherá as unidades curriculares oferecidas na edição em vigor. A aprovação nos 60 créditos que constituem a parte curricular do mestrado, correspondente ao 1.º e ao 2.º semestre, confere ao aluno o diploma de pós -graduação em Antropologia. No 3.º semestre, concluída a parte escolar do mestrado, os alunos elaborarão uma dissertação, um estágio com relatório ou um trabalho de projecto correspondente a um total de 60 unidades de crédito. As modalidades e os requisitos deste trabalho final deverão ser adequados a esta área de especialização e à temática de trabalho específica.

 

Oferta Curricular

Duração: 4 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

João Leal

Filomena Silvano

Paula Godinho

Maria Cardeira da Silva

Amélia Frazão Moreira

Ana Isabel Afonso

Catarina Alves Costa

Margarida Fernandes

Sónia Vespeira de Almeida

Tânia Minhós Rodrigues

 

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

Os docentes do mestrado em Antropologia – Temas Contemporâneos estão integrados nos seguintes centros de investigação: CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL e IHC - Instituto de História Contemporânea.

 

Secretariado

E-mail: antrop@fcsh.unl.pt

 

Ligações Úteis

Topo da Página