Acções do Documento

Ensino de Português Língua não Materna (em regime de e-learning)

 

Área científica

Linguística

 

Palavras-chave

Português língua não materna, ensino de língua não materna, aprendizagem/aquisição de língua não materna, metodologias de ensino de línguas, materiais para o ensino de línguas.

 

Duração

2 semestres

 

Regime de ensino

e-learning

 

Número de créditos

60 ECTS

 

Apresentação

Tem-se assistido, ao longo dos últimos anos, ao surgimento de uma série de iniciativas que visam promover e apoiar o ensino da língua portuguesa a falantes de outras línguas, tornando essencial que os professores ou formadores adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam responder às necessidades de aprendizagem do português de alunos em diferentes contextos. Estas necessidades de formação colidem muitas vezes com a falta de disponibilidade dos professores para a deslocação aos centros que oferecem estas formações em regime presencial. Esta Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna, a funcionar em regime de e-learning, pretende dar resposta a esta situação.

O curso visa, por um lado, habilitar educadores e professores do sistema educativo nacional para lidar com as necessidades específicas de alunos de português língua não materna; e, por outro lado, proporcionar formação específica a (futuros) leitores ou professores de português que trabalhem noutros contextos educativos, quer em países em que o português tem o estatuto de língua estrangeira, quer em países, como é o caso dos PALOP, em que o português tem o estatuto de língua oficial e é a língua de escolarização, não sendo necessariamente a primeira língua de toda a população.

O foco da Pós-Graduação é colocado nas metodologias específicas de ensino de língua não materna e de trabalho do português como língua de escolarização, nas práticas de avaliação e na produção de materiais e recursos didáticos. Ao mesmo tempo, procura-se assegurar uma sólida formação científica em domínios considerados essenciais para uma boa formação do professor de português língua não materna. Em particular, o curso visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens. Neste sentido, procurar-se-á levar os estudantes a desenvolver um bom conhecimento do funcionamento da língua e a tomar consciência da pertinência de uma boa compreensão do processo de aquisição da segunda língua para a definição de práticas pedagógicas adequadas em diferentes contextos de aprendizagem.

 

Coordenação

Ana Madeira

 

Plano de Estudos

Duração: 2 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Unidade Curricular

Semestre

ECTS

Linguística do Português

1

10

Aquisição e Ensino de Língua não Materna

1

10

Metodologias Específicas de Ensino de Língua não Materna

1

10

Avaliação e Produção de Materiais

2

10

Educação Intercultural

2

10

Tópicos em Ensino de Português Língua não Materna

2

10

 

Docentes

Teresa Brocardo

Alexandra Fiéis

Ana Madeira

Maria do Carmo Vieira da Silva

 

- Com a colaboração de:

Cláudia Martins

Fernanda Botelho (docente aposentada da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)

Fausto Caels

Sandro Dias

Joana Teixeira

Mariana Silva

 

Candidaturas e Número de vagas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Candidaturas.


Propinas

1.100 euros

Pagamento faseado de propinas


Centros de Investigação

CLUNL - Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

 

Contactos

DA - Divisão Académica | NFLV - Núcleo de Formação ao Longo da Vida

 

Ligações Úteis

Topo da Página