Acções do Documento

Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato - NAACVoluntariado

Voluntariado Curricular

O Voluntariado Curricular é uma Opção Livre e uma experiência inovadora da FCSH/NOVA.

Esta opção curricular visa promover nos alunos de 1.º ciclo a sensibilidade para as temáticas de solidariedade e justiça social, contribuindo para seu crescimento pessoal e cívico. É uma forma de complementar todo o conhecimento académico adquirido na faculdade.

A inserção do voluntariado curricular no plano de estudos possibilita aos alunos adquirirem competências práticas e técnicas essenciais à inserção no mercado de trabalho, permitindo também o desenvolvimento de consciência social e de comunidade.

 

Destinatários

Alunos de licenciatura da FCSH/NOVA, recomendando-se sobretudo aos alunos de 2.º e 3.º ano, sendo esta uma opção livre que todos os alunos dos diversos departamentos da instituição podem escolher.

Critérios de Escolha / Condições de Acesso

O voluntariado trata-se de uma unidade curricular que vale 6 ECTS, estando incluída no plano de estudos e submetida a critérios de avaliação que implicam o seguinte:

  • Os alunos apenas a podem realizar uma vez;
  • Nunca poderá ser realizada no mesmo semestre que a opção de estágio curricular;
  • Não necessita de creditação posterior, funcionando como qualquer outra opção livre;
  • Possui a duração de 1 semestre distribuída da seguinte forma:

- 64 horas de contacto na instituição, supervisionado por um tutor;

- 8 horas de acompanhamento tutorial na FCSH, realizado por um professor, com  função de orientar o trabalho autónomo do aluno, que deverá conduzir à elaboração de um relatório final de atividade, sujeito a uma apresentação pública da experiência de voluntariado.

 

Inscrição

Para se inscrever, os alunos deverão escolher a instituição onde gostariam de realizar o voluntariado curricular e, posteriormente efetuar o preenchimento dos documentários necessários que oficializam a sua frequência na unidade curricular de voluntariado.

Em caso de dúvida podem contactar:

Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato - NAAC

Tel.: 217908300, Ext. 1569

E-mail: voluntariadofcsh@fcsh.unl.pt

 

Documentos necessários

Os documentos que deverão ser preenchidos e assinados em triplicado:

a) Plano de Trabalho entre a Instituição de voluntariado, o aluno e o professor tutor da FCSH/NOVA;

b) Protocolo entre a FCSH/NOVA e instituição e voluntariado e o aluno

Formulário

Minuta do Plano de Trabalho

Minuta do Protocolo

 

Instituições

Para realizar o voluntariado curricular, é necessária a escolha de uma instituição, com quem o protocolo com a FCSH/NOVA possa ser celebrado, e onde os alunos possam realizar um projeto que cumpra os objetivos previstos para esta opção: não só de desenvolver uma aproximação e auxílio à comunidade circundante da faculdade, mas sobretudo, que promova as práticas solidárias e de intervenção positiva na sociedade.

Nesse sentido, aqui se disponibiliza a lista de algumas instituições onde os alunos poderão desenvolver o trabalho voluntário, sendo que outra instituição poderá ser escolhida pelo aluno, mediante aprovação do NAAC.

Lista de Instituições

 

Testemunhos

Docentes:

Ana Isabel Xavier

Ana Jorge

José Lúcio

Paulo Machado

 

Alunos:

Ana Rita Calvário

Filipa Andreia Henriques

Kim Chanel

Rita Roque

 

Legislação

Lei n.º 71/98, de 3 de novembro - Estabelece as bases do enquadramento jurídico do voluntariado

Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de setembro - Regulamenta a Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, que estabeleceu as bases do enquadramento jurídico do voluntariado

Decreto-lei nº 176/2005, de 25 de outubro - Altera o artigo 4.º do Decreto-Lei 389/99, de 30 de setembro

Portaria n.º 87/2006, de 24 de janeiro - Aprova o modelo de cartão de identificação do voluntário

Resolução do Conselho de Ministros n.º 50 (2.ª série), de 30 de Março de 2000 (publicada no D.R., II série, n.º 94, de 20 de abril) - Define a composição e o funcionamento do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

Resolução da Assembleia da República n.º 7/99, de 19 de fevereiro - Aprova, para ratificação, o Tratado de Amesterdão, que altera o Tratado da União Europeia, os Tratados que instituem as Comunidades Europeias e alguns atos relativos a esses Tratados, incluindo o Anexo e os Protocolos, bem como a Ata Final com as Declarações, entre as quais a 38, relativa às Atividades de voluntariado

Declaração Universal do Voluntariado de janeiro de 2001 adotada pelo Conselho Internacional de Administradores da IAVE, Associação Internacional para o Esforço Voluntário, na sua 16ª. Conferência Mundial de Voluntariado, em Amesterdão

 

Voluntariado de Leitura

Inscreva-se no Voluntariado de Leitura, uma experiência diferente oferecida aos estudantes da FCSH/NOVA das licenciatura dos 2.º e 3.º anos.

O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.

Esta modalidade de Voluntariado Curricular ocorre durante um semestre, em horário a acordar entre o estudante e a instituição.

 

Desafia para:

  • Intervenção cívica na promoção da leitura junto de crianças em escolas e bibliotecas.
  • Participação ativa em instituições educativas e culturais.
  • Formação em sessões presenciais e de e-learning na plataforma Moodle que habilitam para a promoção da leitura e para o exercício do voluntariado.

Equivale a 6 ECTS.

 

Mais informações: Voluntarios da leitura

 

Contactos

Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato - NAAC

E-mail: voluntariadofcsh@fcsh.unl.pt

Telefone: +351 21 790 83 00, ext. 1569

Topo da Página