Acções do Documento

Apresentação

 

foto_diretor_2014.png

Bem-vindo à FCSH/NOVA e à Escola Doutoral Pedro Hispano


A FCSH/NOVA é a mais relevante instituição portuguesa de ensino superior e investigação em ciências sociais e humanas. Criada em 1977, tem acolhido o desenvolvimento de diversas áreas como Antropologia, Ciências da Comunicação, Ciência Política e Relações Internacionais, Geografia e Planeamento Regional, Filosofia, História e Arqueologia, História da Arte, Línguas, Literaturas e Culturas Portuguesa e Estrangeiras, Linguística, Musicologia, Sociologia.

Em 2009, a FCSH/NOVA começou a oferecer cursos de doutoramento integrados, aliando o Ensino à Investigação de referência que desenvolve. Estes cursos de doutoramento tornaram-se rapidamente cursos de prestígio no mundo lusófono.

Uma vez que temos cerca de 800 estudantes de doutoramento a frequentar seminários ou a redigir as suas teses, o ensino pós-graduado torna-se uma peça fulcral da nossa missão para contribuir para a sociedade do conhecimento e para disseminar a cultura humanista.

O nosso compromisso para com a excelência do ensino superior e a internacionalização, inspirou-nos para criar a Escola Doutoral Pedro Hispano, em 2012, que agrega as seguintes iniciativas:

  • A Conferência de Doutorandos Pedro Hispano, durante a qual os estudantes têm a oportunidade de apresentar e discutir os resultados das suas investigações. O evento é anual e os painéis são organizados por temas;
  • A Escola de Inverno em Métodos e Competências de Investigação visa o desenvolvimento de competências metodológicas
  • A iniciativa de mobilidade académica Doutoramento Europeu, a qual visa promover o intercâmbio internacional de estudantes e investigadores, e a atribuição do título Doctor Europaeus da Associação Europeia de Universidades, através da nossa rede de instituições parceiras.

A Escola Doutoral Pedro Hispano enriquece a experiência académica dos estudantes de doutoramento da FCSH/NOVA e as suas iniciativas estão abertas a candidatos a cursos de doutoramento e a investigadores de todo o mundo. Esta é a nossa contribuição para colocar o ensino ao nível dos doutoramentos e a investigação da Universidade NOVA de Lisboa entre os melhores da Europa.

 

João Costa

Diretor, FCSH/NOVA

 

Topo da Página