Acções do Documento

Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas

A Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas, instituída em 2015 na sequência do protocolo estabelecido entre a FCSH/NOVA e o Santander Totta, tem como objetivo atrair para a Faculdade individualidades de reconhecido mérito científico.

A Cátedra é atribuída a uma individualidade com reconhecimento internacional no domínio das Ciências Sociais e Humanidades, que será contratado pela FCSH/NOVA, durante um semestre a um ano letivo, na qualidade de Professor Catedrático Convidado para apoiar a instituição no seu esforço de internacionalização e estabelecimento de parcerias com outras entidades.

Consulte o despacho e o regulamento.

 

Edição 2017

Docente Convidado: Paulo Hilu Pinto, docente da Universidade Federal Fluminense do Brasil, profere um ciclo de conferências doutorais dedicadas ao estudo do Médio Oriente.

Ciclo de Conferências Doutorais “Islam, Arabs, Europe. Current debates and new approaches” organizado pela linha temática Azimute - Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos do CRIA decorrerá de 5 a 26 de maio e destina-se a todos os alunos dos cursos de doutoramento da Faculdade.

A Aula Inaugural terá lugar no próximo dia 7 de abril, no Auditório 2 da Torre B, subordinada ao tema “Conflitos da Etnografia de Conflitos. Reflexões sobre trabalho de campo no Iraque e na Síria”.

A Sessão de Encerramento da Cátedra realizar-se-á a 16 de junho com a conferência “Corpo e subjetivação no Islão: uma etnografia do sufismo Sírio”.

 

Paulo Hilu Pinto

 

Edição 2016

Docente Convidado: Ray Hutchison, docente da Universidade Wisconsin-Green Bay nos Estados Unidos da América, proferiu um ciclo de conferências sobre problemas e resultados de investigação em Estudos Urbanos, integrado no seminário “Estudos Urbanos – Leituras”. Decorreu de 15 de março a 14 de junho e destinou-se a todos os alunos dos cursos de doutoramento da Faculdade.

Conferência de Encerramento - 30 de maio de 2016, 18h, Auditório 2 (Piso 3, Torre B)  – “Can Donald Trump really become President?”

Ray Hutchison


Edição 2015

Docente Convidado: Juan Luis Montero Fenollós é doutorado em História pela Universidad de Barcelona (1996), investigador do Instituto del Próximo Oriente Antiguo da mesma instituição (1993-2000) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris (2001). A Cátedra decorreu entre fevereiro a junho de 2015.

A conferência inaugural intitulada “Babilonios y asirios en Portugal” teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2015, às 18h, na sala Multiusos 2, do Edifício ID.

A conferência de encerramento subordinada ao tema: “La cidad mesopotâmica: mitos y ritos de fundación” decorreu no dia 4 de junho de 2015, às 18h.

Juan Luis Montero Fenollós

 

 

 

 

Topo da Página