Ciências da Comunicação

Área científica

Ciências da Comunicação

Comunicação; Media; Jornalismo; Espaço Público; Linguagem; Argumentação.

O terceiro ciclo em Ciências da Comunicação visa:

• Aprofundar o conhecimento de conteúdos que identificam esta área científica
    • Fornecer instrumentos metodológicos para a investigação
    • Conduzir à elaboração de um projeto de tese de doutoramento

O curso de doutoramento tem a duração de dois semestres letivos, a que equivalem 60 unidades de crédito.

O seu programa foi desenhado após análise às melhores experiências estrangeiras, que assentam num sólido equilíbrio entre o aprofundamento da investigação numa área específica das ciências da comunicação e a abertura interdisciplinar própria de um terceiro ciclo de estudos.

Duas unidades curriculares obrigatórias no primeiro semestre preenchem os requisitos de promoção de ambiente interdisciplinar e de desenvolvimento de capacidades metodológicas.

As restantes unidades curriculares preenchem o requisito da especialidade que o doutorando já terá identificado como objecto da sua investigação.

Parte essencial do curso consiste na elaboração de um Trabalho Final, que é a ocasião privilegiada para o estudante apresentar uma primeira versão do seu projeto de tese doutoral.

Cada doutorando terá um tutor que o apoiará, no que respeita às suas opções temáticas e metodológicas, e na preparação do Trabalho Final.

Francisco Rui Cádima

Orientação

As unidades curriculares obrigatórias e o Seminário de especialidade enquadram a investigação do estudante até à realização do seu Trabalho Final.

Metodologias: exposição e discussão de temas a partir da análise de textos, fontes primárias e bibliografia crítica, a fim de incentivar a introdução de casos e de perspectivas sobre a relação dos textos fundadores com os seus agenciamentos atuais.

Temáticas: construção de conhecimento multidisciplinar centrado prioritariamente na oferta temática constante nas especialidades do curso, intervindo neste seminário diversos docentes responsáveis pelas áreas de especialidade e também tutores do curso.

Seminário de especialidade: dedicado à preparação do Trabalho Final, apoiada pelo tutor.

Estrutura Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação: Francisco Rui Cádima

Metodologias em Ciências da Comunicação: Marcin Lewinski

Cinema e Televisão: João Mário GriloFrancisco Rui Cádima

Comunicação Estratégica: Ana Margarida Barreto

Comunicação e Artes: Paulo Filipe Monteiro

Comunicação e Ciências Sociais: F. Rui Cádima e Cristina Ponte

Comunicação e Linguagem: Maria Augusta Babo

Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias: José Bragança de Miranda

Estudos dos Media e do Jornalismo: Cristina Ponte

Teoria da Comunicação: Maria Lucília Marcos

Estudos de Argumentação: Marcin Lewinski

Comunicação de Ciência: António Fernando Cascais e António Granado

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo

CICS.Nova – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

IFILNOVA - Instituto de Filosofia da Nova

Secretariado

E-mail: ciencias.comunicacao@fcsh.unl.pt

Telefone: 21 790 83 23

Núcleo de Doutoramentos

Ligações Úteis

Observações

O curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA existe desde 2009, sendo o primeiro curso de doutoramento nesta área científica, em Portugal.

Até ao ano letivo de 2014/2015, perante júris maioritariamente constituídos por professores e investigadores de outras Universidades portuguesas e estrangeiras, foram defendidas no DCC mais de 100 teses de doutoramento em Ciências da Comunicação.