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Ciências Musicais - Música como Cultura e Cognição | Financiado pela FCT

 

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Estão abertas as candidaturas para o máximo de 7 bolsas FCT para os alunos que completaram o primeiro ano deste programa doutoral.

Mais informações em Edital de Candidatura.


Resultados das candidaturas às bolsas

A disponibilizar.

 

Coordenação

Manuel Pedro Ferreira

Salwa Castelo-Branco

 

Especialidades


Destinatários e Objetivos

O Programa Doutoral em Ciências Musicais – Música como Cultura e Cognição conta com três áreas de especialização: Musicologia Histórica, Etnomusicologia e Psicologia e Pedagogia da Música. Todas elas são áreas centrais nos estudos musicológicos. Se as primeiras duas têm já um largo percurso e uma afirmação nas universidades de todo o mundo, a Psicologia e Pedagogia da Música têm vindo a afirmar a sua importância mais recentemente, sobretudo no contexto americano mas agora também em algumas universidades europeias e no Brasil. Por outro lado, há que ter em conta que, nas últimas décadas, com o surgimento da chamada “nova musicologia”, a Musicologia Histórica alargou consideravelmente os seus horizontes, aproximando-se dos estudos culturais e abordando um conjunto mais variado e mais interdisciplinar de temáticas (estética, sociologia, política, estudos de género, etc.). Sobretudo, sem abdicar das respetivas especificidades as tendências recentes apontam para uma partilha de preocupações e metodologias entre as áreas de especialização que olham a música mais como forma de cultura (Musicologia Histórica e Etnomusicologia) e a que a estuda mais como processo cognitivo (Psicologia e Pedagogia da Música). O programa doutoral que aqui propomos procura precisamente ir ao encontro dessa tendência e, sem abdicar dos níveis de especialização desejáveis em cada uma das áreas de especialização, ajudar os estudantes a integrar as suas problemáticas de estudo a um nível mais vasto.

O programa compreende um seminário teórico abrangente (Metodologias em Ciências Musicais) que pretende fornecer aos alunos uma perspectiva das problemáticas mais actuais na área das Ciências Musicais. Por outro lado, tanto os seminários de especialidade como o seminário “Temáticas aprofundadas em Ciências Musicais” têm como objectivo enquadrar, a diferentes níveis, os estudantes na área de especialidade escolhida. Há, todavia, vários tópicos que são transversais a ambos os centros de investigação assim como à própria FCSH/NOVA. Em particular, o estudo das culturas musicais no mundo de língua portuguesa constitui uma área estratégica de investigação. Não só a FCSH/NOVA é considerada uma instituição líder no estudo das culturas de língua portuguesa, como ambos os centros de investigação contribuíram para o desenvolvimento de relações estreitas entre Portugal e os restantes países de língua portuguesa, especialmente o Brasil. Esta orientação articula-se também com os contextos que lhe estão mais próximos, como o ibérico e latino-americano. Por fim, sendo o português a língua mais falada a Sul do Equador, a procura de conhecimento nesta área das Ciências Sociais e Humanas e na Musicologia encontra-se claramente numa fase de crescimento. Algumas das perspectivas teóricas e dos problemas de investigação a explorar incluem:

a) A investigação em música entendida num sentido lato, englobando as tradições musicais eruditas ocidentais e não-ocidentais, bem como as tradições orais e as músicas populares do mundo globalizado. Uma abordagem contemporânea e interdisciplinar à historiografia, teoria e análise aplicadas à compreensão dos fenómenos musicais em toda a sua complexidade, incluindo o estudo da produção e recepção.

b) A música considerada como interacção social e as suas relações com os processos políticos, sociais e culturais tanto a nível local, como nacional e global. Abordagens teórico-culturais, filosóficas e sociológicas à música. Interrelações entre a música e as outras artes, especialmente a literatura. Políticas culturais: a relação entre o poder político e social e os discursos e as práticas musicais. A música na esfera pública digital.

c) O papel da música na construção da identidade, etnicidade, nacionalismo, globalização, diásporas, sexualidade e género. Globalização musical e processos transnacionais. A transmissão e preservação do património musical. A invenção e representação da tradição.

d) O estudo da cognição e comportamentos musicais na perspectiva da psicologia e dos estudos de performance. A pedagogia musical e o papel da música no desenvolvimento humano.

e) O impacto das tecnologias da música nos processos composicionais, sistemas produtivos, transmissão e recepção. Produção musical, mediação (indústria discográfica, rádio, jornalismo) e recepção (públicos, contextos, processos).

 

Horários

A disponibilizar.

 

Oferta Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Departamento de Ciências Musicais

David John Cranmer

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron

Maria Manuela Toscano de Barbosa Vaz de Oliveira

Paulo Manuel Rego Ferreira de Castro

Jorge Manuel da Matta Silva Santos

Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva ( Sponsor )

CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH/NOVA)

Manuel Pedro Ramalho Ferreira ( Director )

Ana Maria Martins Monção Fernandes

João Pedro Carvalho de Alvarenga

Isabel Maria Antunes Pires

Mário António Pinto Vieira de Carvalho

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandao

Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia

Esposito Francesco

Svetlana Yurievna Poliakova

João Pedro Lopes Reigado

 

INET-md - Instituto de Etnomusicologia (FCSH/NOVA)

Cristina Isabel Videira Fernandes

Manuel Pinto Deniz Silva

Pedro Manuel Simão Belchior Nunes

Inigo Sanchez

Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra

Maria Dulce Dias Antunes Simões

Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota

Maria Livia Jimenez Sedano

Maria de São José Côrte-real Gonçalves Ferraz de Oliveira Soeiro de Carvalho ( Sponsor )

 

Docentes Convidados da edição 2015/16:

Salwa Castelo-Branco - Universidade Nova de Lisboa
Rui Vieira Nery - Universidade Nova de Lisboa
Jean-Jacques Nattiez - Université de Montréal
Steven Feld - University of New Mexico
Jocelyn Guilbault - University of California, Berkeley
Andreas G. Stascheit - Dortmund University

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Candidaturas.

 

Unidades de Investigação participantes

CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

INET-MD - Instituto de Etnomusicologia-Música & Dança

 

Contactos

Núcleo de Doutoramentos

Secretariado do Departamento de Ciências Musicais

Francisco Gama

Telefone: + 351 21 790 83 30, Extensão: 1498

E-mail: ciencias.musicais@fcsh.unl.pt

Localização: Torre B, Piso 6

 

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