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Ciências Musicais

 

Área científica

Ciências Musicais

 

Palavras-chave

Musicologia; Histórica; Etnomusicologia; Ensino da Música; Psicologia da Música; Pedagogia.

 

Apresentação

O doutoramento em Ciências Musicais desenvolve-se em três especialidades: Musicologia Histórica, Etnomusicologia e Ensino e Psicologia da Música. Os requisitos para a obtenção do grau incluem a realização de seminários curriculares ao longo do primeiro ano, bem como o desenvolvimento de um projeto de investigação original ao longo dos anos subsequentes. Os conteúdos deste programa são de caráter predominantemente teórico e metodológico, com o objetivo de aprofundar o estudo de práticas musicais e de discutir e esclarecer novos problemas nas Ciências Musicais.

Todas as áreas de especialização referidas são centrais nos estudos musicológicos. As primeiras duas têm já um largo percurso e uma afirmação nas universidades de todo o mundo. A Psicologia e Pedagogia da Música têm vindo a afirmar a sua importância mais recentemente, sobretudo no contexto americano mas agora também em algumas universidades europeias e no Brasil.

Por outro lado, nas últimas décadas, com o surgimento da chamada “nova musicologia”, a Musicologia Histórica alargou consideravelmente os seus horizontes, aproximando-se dos estudos culturais e abordando um conjunto mais variado e mais interdisciplinar de temáticas (estética, sociologia, política, estudos de género, etc.), sem abdicar das respetivas especificidades as tendências recentes apontam para uma partilha de preocupações e metodologias entre as áreas de especialização que olham a música mais como forma de cultura (Musicologia Histórica e Etnomusicologia) e a que a estuda mais como processo cognitivo (Psicologia e Pedagogia da Música).

O programa doutoral que aqui propomos procura precisamente ir ao encontro dessa tendência e, sem abdicar dos níveis de especialização desejáveis em cada uma das áreas de especialização, ajudar os estudantes a integrar as suas problemáticas de estudo a um nível mais vasto.

 

Destinatários e Objetivos

O programa compreende um seminário teórico abrangente (Metodologias em Ciências Musicais) que pretende fornecer aos alunos uma perspectiva das problemáticas mais actuais na área das Ciências Musicais. Por outro lado, tanto os seminários de especialidade como o seminário “Temáticas aprofundadas em Ciências Musicais” têm como objetivo enquadrar, a diferentes níveis, os estudantes na área de especialidade escolhida. Há, todavia, vários tópicos que são transversais a ambos os centros de investigação assim como à própria NOVA FCSH.

Em particular, o estudo das culturas musicais no mundo de língua portuguesa constitui uma área estratégica de investigação. Não só a NOVA FCSH é considerada uma instituição líder no estudo das culturas de língua portuguesa, como os seus centros de investigação contribuíram para o desenvolvimento de relações estreitas entre Portugal e os restantes países de língua portuguesa, especialmente o Brasil. Esta orientação articula-se também com os contextos que lhe estão mais próximos, como o ibérico e latino-americano.

Por fim, sendo o português a língua mais falada a Sul do Equador, a procura de conhecimento nesta área das Ciências Sociais e Humanas e na Musicologia encontra-se claramente numa fase de crescimento. Algumas das perspectivas teóricas e dos problemas de investigação a explorar incluem:

a) A investigação em música, entendida num sentido lato, englobando as tradições musicais eruditas ocidentais e não-ocidentais, bem como as tradições orais e as músicas populares do mundo globalizado. Uma abordagem contemporânea e interdisciplinar à historiografia, teoria e análise aplicadas à compreensão dos fenómenos musicais em toda a sua complexidade, incluindo o estudo da produção e recepção.

b) A música considerada como interacção social e as suas relações com os processos políticos, sociais e culturais tanto a nível local, como nacional e global. Abordagens teórico-culturais, filosóficas e sociológicas à música. Interrelações entre a música e as outras artes, especialmente a literatura. Políticas culturais: a relação entre o poder político e social e os discursos e as práticas musicais. A música na esfera pública digital.

c) O papel da música na construção da identidade, etnicidade, nacionalismo, globalização, diásporas, sexualidade e género. Globalização musical e processos transnacionais. A transmissão e preservação do património musical. A invenção e representação da tradição.

d) O estudo da cognição e comportamentos musicais na perspectiva da psicologia e dos estudos de performance. A pedagogia musical e o papel da música no desenvolvimento humano.

e) O impacto das tecnologias da música nos processos composicionais, sistemas produtivos, transmissão e recepção. Produção musical, mediação (indústria discográfica, rádio, jornalismo) e recepção (públicos, contextos, processos).

 

Estrutura Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Coordenação

Salwa Castelo-Branco

 

Corpo Docente

Salwa El-Shawan Castelo Branco

Manuel Pedro Ferreira

João Soeiro de Carvalho

Rui Vieira Nery

David John Cranmer

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron

Maria Manuela Toscano de Barbosa Vaz de Oliveira

Paulo Manuel Rego Ferreira de Castro

Jorge Manuel da Matta Silva Santos

Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva ( Sponsor )

 

Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM)

João Pedro Carvalho de Alvarenga

Isabel Maria Antunes Pires

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão

Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia

Esposito Francesco

Svetlana Yurievna Poliakova

João Pedro Lopes Reigado

 

Instituto de Etnomusicologia (INET-md)

Cristina Isabel Videira Fernandes

Manuel Pinto Deniz Silva

Pedro Manuel Simão Belchior Nunes

Iñigo Sanchez

Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra

Maria Dulce Dias Antunes Simões

Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota

Maria Livia Jimenez Sedano

Maria de São José Côrte-Real ( Sponsor )

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Candidaturas a Bolsas FCT

Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento em Ciências Musicais - Música como Cultura e Cognição - Doutoramento FCT

Apresentação

A NOVA FCSH em associação com o CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e o INET-MD - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), anuncia a abertura de bolsas de Doutoramento em conformidade com os regulamentos de bolsas FCT.

Candidatura e Prazos

Curriculum vitae, programa de trabalhos, certificados e outros documentos, deverão ser enviados para o Diretor do Programa via email: mus.c.cognicao@fcsh.unl.pt.

Aceda aqui aos editais:

NOTA: Candidaturas submetidas fora das datas indicadas não serão consideradas.

Divulgação dos resultados

Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

 

Centros de Investigação

CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

INET-MD - Instituto de Etnomusicologia - Centrode Estudos em Música e Dança

 

Secretariado

E-mail: ciencias.musicais@fcsh.unl.pt

Telefone: 21 790 83 30

Núcleo de Doutoramentos

 

Ligações Úteis

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