Acções do Documento

Ecologia Humana

Área científica

Ecologia Humana.

 

Palavras-chave

Interação Ser Humano-Ecossistemas; Problemas sociais complexos; Catástrofes e riscos ambientais; Desenvolvimento Sustentável.

 

Apresentação

Dando continuidade ao Curso de Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos criado no ano letivo de 2009/10 um curso de Estudos Avançados em Ecologia Humana. Desse modo, no ano letivo de 2010/11 teve início o 1.º Curso de Doutoramento e o 13.º de Mestrado nesta área científica.

O curso de doutoramento em Ecologia Humana visa a formação avançada de licenciados e mestres das áreas das Ciências Sociais e Humanas e de licenciados e mestres de outras áreas de formação que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área seguindo uma perspectiva pluridisciplinar. Oferece uma continuidade de formação e de aprofundamento de conhecimentos, para todos aqueles que concluíram o Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, da NOVA FCSH, ou em áreas afins e que queiram prosseguir para o 3.º ciclo.

O curso está estruturado com o objectivo de preparar os alunos para a obtenção de um diploma de doutoramento adquirindo as competências necessárias que lhes permitam quer desenvolver projectos de investigação no ramo científico da Ecologia Humana quer para a tomada de decisões mais informadas no contexto da sua actividade.

Pretende-se que os alunos:

a) Adquiram autonomia e capacidade para investigar sobre determinado tema, articulando a perspectiva ecológica com as outras ciências sociais;

b) Consigam combinar os conhecimentos teóricos e metodológicos para conceber projectos de investigação inovadores, que operacionalizem os problemas de investigação;

c) Consigam delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, um projecto de investigação de nível avançado;

d) Potenciar a capacidade para emitir pareceres e juízos críticos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, no referido domínio de investigação;

e) Preparar os alunos para resolver problemas em contextos alargados e conjunturas complexas e inovadoras.

 

Coordenação

Iva Pires

 

Plano de Estudos

O Curso de Doutoramento em Ecologia Humana tem a duração de 8 semestres e permite a obtenção de 240 créditos transferíveis pelo sistema de créditos europeu. Tem uma Componente Letiva com a duração de 2 semestres e uma Componente Não Letiva com a duração de 6 semestres.

Para além da frequência das unidades curriculares os alunos são fortemente estimulados a frequentar pequenos cursos com a duração entre ½ dia e 3 dias organizados pela Reitoria no âmbito da Escola Doutoral, oferecidos a todos os alunos de Doutoramento de todas as Faculdades da NOVA para o desenvolvimento e aprofundamento de formações transversais.

A Integração na investigação dos doutorandos é feita através dos projetos de investigação a decorrer no CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais NOVA FCSH, classificado com Muito Bom.

Para além disso os alunos podem beneficiar da participação no Laboratório de Conhecimento Interdisciplinar (LCI) uma comunidade de prática, que promove o desenvolvimento de um espírito critico nos participantes e fomenta a troca de ideias e partilha de conhecimentos contribuindo para a construção de capital social (na forma de relações entre os participantes) e capital intelectual (na forma de novo conhecimento).

 

Oferta Curricular

Duração: 8 semestres.

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Iva Miranda Pires

Rui Santos

Luís Baptista

Maria José Roxo

João Carlos Lutas Craveiro Sousa

 

O Doutoramento em Ecologia Humana beneficia ainda das palestras e aulas dos seguintes professores visitantes:

Prof. Luc Hens, VITO NV - Vision on technology - Mol – Belgium

Prof. Karl Brukmeir, National Research University - Higher School of Economics, Faculty of Sociology - Moscow, Russian Federation

Prof. Zbynek Ulcak, Department of Environmental Studies Coordinator, Masaryk University, Brno, Chek Republic

Prof. Miguel Ángel de Pablo Hernandéz, Departamento de Estadística, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Salamanca

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Contactos

E-mail: sociologia@fcsh.unl.pt

Telefone: +351 217 90 83 00 | Ext. 1265

 

Ligações Úteis

 

Observações

O Doutoramento em Ecologia Humana tem um protocolo de mobilidade Erasmus de docentes e alunos com a Masaryk University, Faculty of Social Studies, Department of Environemental Studies, de Brno, na República Checa.

Para mais informações visite o site de Ecologia Humana da NOVA FCSH.

Topo da Página