Acções do Documento

Estudos Portugueses

Palavras-chave

Literatura; Língua portuguesa; Literatura Portuguesa; Cultura Portuguesa.

 

Apresentação

Com a criação do curso de doutoramento em Estudos Portugueses, a FCSH/NOVA procura a estruturação de um programa interdisciplinar de estudos avançados nas seguintes especialidades:

a) Estudos de literatura;

b) Estudos de cultura;

c) História do livro e crítica textual;

d) Estudos clássicos;

e) Ensino do português;

f) Literatura comparada;

g) Literaturas e culturas dos países de língua portuguesa;

h) Literatura tradicional e oral.

 

Tal estruturação efectua-se, por um lado, através do trabalho académico de seminário, envolvendo análise, debate, preparação de dissertação, avaliação, orientado para a composição de uma tese que represente uma contribuição original, por outro, através de uma integração permanente e próxima com a atividade de investigação organizada em torno do centro de investigação ligado ao curso, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT). O aluno tem assim a possibilidade de desenvolver um trabalho individual, que conduzirá à sua tese, e um trabalho em equipa, que lhe permitirá quer contribuir para os resultados em projetos em curso quer para alargar a amplitude da sua experiência académica e da sua formação na área de especialidade que escolheu.

A estrutura curricular e o plano de estudos reflete esta dupla dimensão do trabalho académico que se espera do estudante e que constitui o que verdadeiramente distingue os estudos ao nível do doutoramento.

 

 

Coordenação

Abel Barros Baptista

 

Plano de Estudos

A estrutura curricular do curso, seguindo o modelo em vigor na FCSH/NOVA, estabelece dois seminários obrigatórios no primeiro semestre: Metodologias em Estudos Portugueses e Problemáticas de Estudos Portugueses. O primeiro é um seminário centrado na natureza interdisciplinar dos estudos literários: história literária, crítica textual, crítica literária, teoria literária, filologia, procurando ainda associar a esta natureza as disciplinas que concorrem para a descrição da literatura portuguesa que o programa privilegia: antropologia e etnografia; sociologia e história; filosofia. O segundo é um seminário teórico, tendencialmente centrado em problemas constitutivos dos estudos literários, privilegiando a actualização científica e o debate em torno de tópicos capazes de conjugar a abordagem teórica e o estudo de textos particulares.

No segundo semestre, o estudante deverá realizar um «seminário de especialidade» e um seminário opcional. O primeiro compreende o estudo aprofundado de um tópico no âmbito da especialidade do aluno: estudos de literatura, estudos de cultura, ensino do português, literaturas de língua portuguesa, literatura comprada ou literatura tradicional. O segundo é um seminário opcional que pode ser escolhido entre os vários oferecidos em cada ano pelas unidades de investigação sediadas pela FCSH/NOVA ou consistir na integração num projeto de investigação em curso na unidade ligada ao curso, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT).

 

Estrutura Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado (2017/2018).

 

Corpo Docente

Abel Barros Baptista

Silvina Rodrigues Lopes

Fernando Cabral Martins

Teresa Araújo

Manuela Parreira da Silva

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT).

 

Secretariado

E-mail: estudos.portugueses@fcsh.unl.pt

Telefone: 21 790 83 71

Núcleo de Doutoramentos

 

Ligações Úteis

Topo da Página