Acções do Documento

Estudos Portugueses

Palavras-chave

Literatura; Língua portuguesa; Literatura Portuguesa; Cultura Portuguesa.

 

Apresentação

Com a criação do curso de doutoramento em Estudos Portugueses, a NOVA FCSH procura a estruturação de um programa interdisciplinar de estudos avançados nas seguintes especialidades:

a) Estudos de literatura;

b) Estudos de cultura;

c) História do livro e crítica textual;

d) Estudos clássicos;

e) Ensino do português;

f) Literatura comparada;

g) Literaturas e culturas dos países de língua portuguesa;

h) Literatura tradicional e oral.

 

Tal estruturação efectua-se, por um lado, através do trabalho académico de seminário, envolvendo análise, debate, preparação de dissertação, avaliação, orientado para a composição de uma tese que represente uma contribuição original, por outro, através de uma integração permanente e próxima com a atividade de investigação organizada em torno do centro de investigação ligado ao curso, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT). O aluno tem assim a possibilidade de desenvolver um trabalho individual, que conduzirá à sua tese, e um trabalho em equipa, que lhe permitirá quer contribuir para os resultados em projetos em curso quer para alargar a amplitude da sua experiência académica e da sua formação na área de especialidade que escolheu.

A estrutura curricular e o plano de estudos reflete esta dupla dimensão do trabalho académico que se espera do estudante e que constitui o que verdadeiramente distingue os estudos ao nível do doutoramento.

 

Coordenação

Silvina Rodrigues Lopes

 

Plano de Estudos

A estrutura curricular do curso, seguindo o modelo em vigor na NOVA FCSH, estabelece dois seminários obrigatórios no primeiro semestre: Metodologias em Estudos Portugueses e Problemáticas de Estudos Portugueses. O primeiro é um seminário centrado na natureza interdisciplinar dos estudos literários: história literária, crítica textual, crítica literária, teoria literária, filologia, procurando ainda associar a esta natureza as disciplinas que concorrem para a descrição da literatura portuguesa que o programa privilegia: antropologia e etnografia; sociologia e história; filosofia. O segundo é um seminário teórico, tendencialmente centrado em problemas constitutivos dos estudos literários, privilegiando a actualização científica e o debate em torno de tópicos capazes de conjugar a abordagem teórica e o estudo de textos particulares.

No segundo semestre, o estudante deverá realizar um «seminário de especialidade» e um seminário opcional. O primeiro compreende o estudo aprofundado de um tópico no âmbito da especialidade do aluno: estudos de literatura, estudos de cultura, ensino do português, literaturas de língua portuguesa, literatura comprada ou literatura tradicional. O segundo é um seminário opcional que pode ser escolhido entre os vários oferecidos em cada ano pelas unidades de investigação sediadas pela NOVA FCSH ou consistir na integração num projeto de investigação em curso na unidade ligada ao curso, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT).

 

Estrutura Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Corpo Docente

Abel Barros Baptista

Silvina Rodrigues Lopes

Fernando Cabral Martins

Teresa Araújo

Manuela Parreira da Silva

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

 

Centros de Investigação

Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT).

 

Secretariado

E-mail: estudos.portugueses@fcsh.unl.pt

Telefone: 21 790 83 71

Núcleo de Doutoramentos

 

Ligações Úteis

Topo da Página