História da Arte

Área científica

História da Arte

Palavras-chave

História da Arte da Antiguidade e Medieval; História da Arte da Idade Moderna; História da Arte Contemporânea; Museologia e Património Artístico; Teoria e Crítica da Arte.

Apresentação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em História da Arte (CED) integra: a realização de um curso de doutoramento em História da Arte (CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação e  a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim.

O ciclo de estudos tem os seguintes objetivos:

a) Promover o conhecimento e a investigação especializados e a compreensão crítica no domínio da História da Arte geral e da História da Arte em Portugal através do quadro de aprendizagem teórica e prática, diversificado e exigente, oferecido no âmbito do ciclo de estudos;

b) Desenvolver a capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, em geral e, em particular, no campo da História da Arte;

c) Aprofundar os conhecimentos teóricos e as práticas metodológicas indispensáveis ao desenvolvimento de uma investigação, autónoma ou em equipa, original e significativa no campo da História da Arte;

d) Desenvolver o conhecimento sistematizado e crítico do quadro de problemáticas próprias da área científica da História da Arte, tendo em consideração a grelha mais vasta do conhecimento e da prática interdisciplinar;

e) Estimular e treinar a capacidade de conceber, projetar, apresentar e realizar uma investigação original e significativa, autonomamente ou em equipa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;

f) Promover e desenvolver a capacidade de realizar autonomamente textos, trabalhos e projetos de investigação originais, individuais ou em equipa, sobre História da Arte no quadro nacional e internacional e cujo resultado mereça divulgação e publicação nacional ou internacional;

g) Desenvolver a capacidade de identificar e discutir a contribuição dos resultados da investigação para o avanço do conhecimento em História da Arte e para a compreensão e explicação dos fenómenos estudados;

h) Desenvolver capacidades de comunicação entre pares e entre a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica da História da Arte em que a investigação se desenvolve.

Raquel Henriques da Silva

Plano de Estudos

O Ciclo de Estudos de Doutoramento em História da Arte estrutura-se em duas componentes: um Curso de Doutoramento, a que correspondem 60 créditos, e a realização de uma Tese de Doutoramento, a que correspondem 180 créditos.

A conclusão do Curso de Doutoramento dá lugar à atribuição do Diploma de Estudos Avançados em História da Arte. A conclusão da Tese de Doutoramento, mediante a respetiva defesa com êxito em provas públicas nos termos das Normas Regulamentares dos Ciclos de Estudos de Doutoramento da NOVA FCSH, dá lugar à atribuição do Grau de Doutor em História da Arte da Antiguidade, ou Doutor em História da Arte Medieval, ou Doutor em História da Arte da Idade Moderna, ou Doutor em História da Arte Contemporânea, ou Doutor em Museologia e Património Artístico, ou Doutor em Teoria da Arte.

Para concluir o Curso de Doutoramento, o estudante deve realizar 30 créditos no 1.º Semestre e 30 créditos no 2.º Semestre do primeiro ano. No final do primeiro ano o estudante deve apresentar, perante um júri, um Trabalho final em História da Arte.

Estrutura Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado.

Corpo Docente

Serão convidados, na qualidade de conferencistas, docentes e investigadores ativos em Portugal cujo trabalho é de reconhecido valor no campo da História da Arte, mas também nas Humanidades e nas Ciências Sociais em geral.

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

IHA - Instituto de História da Arte