História e Teoria das Ideias

Área científica

História das Ideias

Pensamento, História, Ideias, Ideologias, Doutrinas.

Apresentação

Este ciclo de estudos destina-se a proporcionar uma formação de nível avançado no domínio da História e Teoria das Ideias, numa perspetiva interdisciplinar que associa estudos históricos e filosóficos, privilegiando o pensamento social e político e os estudos culturais e formando doutorados que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino, da investigação e da divulgação dessas áreas do saber no quadro nacional e internacional e, assim, contribuir ativamente para o progresso da ciência e do saber no quadro da sociedade em que se inscrevem. Pretende-se que o curso seja capaz de suscitar o interesse de estudantes que completaram o 2.º ciclo de estudos em Portugal, como nos países de língua oficial portuguesa, bem como no espaço Europeu.

Júlio Rodrigues da Silva

Plano de Estudos

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (CED) integra a realização de um curso de doutoramento (CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento (Trabalho Final em História e Teoria das Ideias).

a) Metodologias em História e Teoria das Ideias é uma unidade curricular na qual o estudo se centrará sobre os problemas essenciais da história ideias incluindo a análise historiográfica das suas principais correntes e metodologias.

b) Problemática em Ciência Política visa facultar aos estudantes um conhecimento geral dos principais desenvolvimentos teóricos no campo disciplinar da Ciência Política, bem como o ´estado da arte´ da investigação sobre alguns temas importantes.

c) Problemáticas em Filosofia visa a aquisição de conhecimentos aprofundados de problemas nucleares de diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica e a capacidade de analisar de forma aprofundada problemas nucleares relativos ao cruzamento e interferência recíproca entre diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica.

d) O Seminário de Especialidade em História e Teoria dos Paradigmas e o Seminário de Especialidade em Pensamento, Cultura e Política são seminários tutoriais visando desenvolver as capacidades de investigação em áreas específicas. O Seminário de Investigação em História e Teoria das Ideias é um seminário tutorial destinado à preparação do trabalho final.

Oferta Curricular

Duração: 8 semestres

Conheça o programa curricular detalhado (2017/2018).

Júlio Joaquim da Costa Rodrigues da Silva

João Luís Lisboa

Pedro Tavares de Almeida

António de Castro Caeiro

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Editais de Candidatura.

Centros de Investigação

CHAM - Centro de Humanidades