Justiça e Media, Legitimação pela Comunicação (Aula Aberta)
| Quando |
2011-11-03 de 18:00 até 20:00 |
|---|---|
| Onde | Auditório 1 (Torre B, Piso 1) |
| Adicionar evento ao calendário |
|
Organização: Coordenação do Curso de Mestrado em Comunicação, Media e Justiça
Docente:
Dr. Plácido Conde Fernandes, Professor Auxiliar Convidado da FCSH, Docente do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e Magistrado do Ministério Público (MP).
Oradores Convidados:
Dr. João Miguel, Procurador-Geral Adjunto, Membro Nacional do EUROJUST, Formador no CEJ e Ex--Representante do Estado Português junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH);
Dr. João Correia, Advogado e Coordenador da Comissão de Revisão do Processo Civil,Ex-Secretário de Estado da Justiça, Ex-Vogal do Conselho Superior do Ministério Público;
Dr. Pedro do Carmo, Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária e Magistrado do MP;
Dr. Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto do Jornal Correio da Manhã.
Apresentação:
Professor Doutor Hermenegildo Borges, Professor Auxiliar da FCSH e Coordenador do Curso de Mestrado em Comunicação, Media e Justiça.
Programa:
A“aula aberta” insere-se no programa da UC “Justiça e Media – Legitimação pela Comunicação”, do Mestrado em “Comunicação, Media e Justiça”, com vista a promover a aquisição de competências técnicas na área das instituições da justiça e dos media, pela via da abertura ao debate, alargado e inclusivo, com actores muito qualificados provenientes das instituições relevantes. Serão abordados, entre outros, os temas da liberdade de expressão e de imprensa, enquanto bem jurídico-constitucional e na jurisprudência do TEDH; a relação entre os media e os Tribunais; a comunicação institucional na Justiça; a política comunicacional do EUROJUST; a investigação criminal nos media; a interacção entre jornalistas e magistrados; especificidades técnicas do jornalismo judiciário; fontes oficiais e fontes sob reserva; a diversidade no tratamento de factos e opinião.
Destinatários:
Alunos de Licenciatura e de Mestrado da FCSH, da FDUNL e Magistrados ou Auditores de Justiça do CEJ, com interesse pelas áreas do Jornalismo Judiciário, da Comunicação Institucional e da Ciência Política.
SERÁ ATRIBUÍDO UM CERTIFICADO DE PRESENÇA AOS PARTICIPANTES
