Acções do Documento

Biblioteca Leonor Buescu

A Biblioteca Leonor Buescu (cujos livros estão identificados com a cota BLB) é composta por cerca de 3 mil livros de âmbito geral, com maior relevância para a área da Linguística e da Literatura Portuguesa.

 

Aceda à coleção aqui

 

Exposição "Horizontes da Romanitas"
Consulte o catálogo da exposição aqui
Texto de apresentação, pelo Professor Pedro Ferré

 

Conheça o doador: Maria Leonor de Lemos Viana Carvalhão, Buescu pelo casamento, nasceu em Monsanto, Idanha-a-Nova, a 24 de Junho de 1932 e faleceu em Lisboa, a 28 de Dezembro de 1999.

Entre 1950 e 1955, frequentou o Curso de Filologia Clássica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que conclui com a apresentação a dissertação de licenciatura Monsanto: Etnografia e Linguagem. Iniciou então a carreira docente, em estabelecimentos do ensino secundário, passando, em 1971 a leccionar como Assistente, na Faculdade de Letras de Lisboa e, a partir de 1978, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Aqui se doutorou, em 1981, com a defesa da tese Gramática e Gramáticos Portugueses do Século XVI: Um Discurso Aberto e nesta instituição prosseguiu a carreira académica, até à obtenção da categoria de Professora Catedrática, em 1991. Nesta instituição, acompanhou também numerosas teses de doutoramento e mestrado, tendo tido igualmente funções de coordenação e direcção, a nível do departamento e da própria Faculdade, de que foi Subdirectora entre 1987 e 1990.

A sua careira teve também expressão internacional, não só pela participação em conferências e colóquios internacionais e colaboração com institutos e associações, como por ter sido convidada a exercer funções docentes no Reino Unido, onde permaneceu entre 1985 e 1986 na qualidade de Professora Visitante na Universidade de Bristol e conferencista convidada da Universidade de Oxford e do King´s College de Londres.
Publicou, além das dissertações académicas, outros trabalhos científicos, fruto do seu labor de investigação, predominante na área da filologia, mas também traduções de clássicos latinos e estudos de outra índole. Trabalhou também na preparação de manuais para o ensino secundário.

Topo da Página