Acções do Documento

Biblioteca José Rodrigues Migueis

A Biblioteca José Rodrigues Migueis (cujos livros estão identificados com a cota BRM) é composta por cerca de 1 400 livros na área da História de Literatura.

 

Aceda à coleção aqui

 

Conheça o doador: José Claudino Rodrigues Miguéis nasceu em Lisboa, a 9 de Dezembro de 1901, tendo falecido em Nova Iorque, a 27 de Outubro de 1980.

Formou-se em Direito e em Ciências Pedagógicas, exercendo, durante algum tempo, actividade nestas áreas, como advogado, delegado do Ministério Público e professor do ensino secundário. Integrou o grupo da Seara Nova e trabalhou para jornais diários e semanários, tendo sido director do periódico O Globo.

Por motivos políticos, foi viver para os Estados Unidos da América, em 1935, tendo adquirido a nacionalidade norte-americana, em 1942. Ali, continuou a colaborar com a imprensa portuguesa, trabalhou durante cerca de uma década para as Seleções do Reader’s Digest e fez traduções de Stendhal, Carson McCullers, Erskine Caldwell e F.Scott Fitzgerald.

Paralelamente, desde os anos 30 escrevia e publicava regularmente obras de ficção, manifestando afinidades com a estética neo-realista, tendo alguns títulos premiados como Páscoa Feliz (1932), que recebeu o Prémio da Casa da Imprensa, e Léah e Outras Histórias (1958), que obteve o Prémio Camilo Castelo Branco. O seu mérito literário foi também reconhecido pela atribuição do grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada, em 1979.

Topo da Página