Acções do Documento

Biblioteca Dragomir Knapic

A Biblioteca Dragomir Knapic (cujos livros estão identificados com a cota BK) é composta por cerca de 250 livros na área da Geografia.

 

Aceda à coleção aqui

 

Conheça o doador: Dragomir Janko Edvard Torres Pereira Rodrigues de Lima e Knapič nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1925 e faleceu na mesma cidade, a 16 de Outubro de 2006.

Apesar de, em parte, ter origens familiares eslovenas, Dragomir Knapič viveu quase toda a sua vida em Lisboa, embora na juventude tivesse estado algum tempo na Alemanha, tendo estudado no colégio jesuíta de Koenigswinter, entre 1932 e 1939. No ano seguinte, regressou a Lisboa, onde completou os estudos liceais no Liceu Pedro Nunes, ingressando depois na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951. Ali cursou Ciências Geográficas, formando-se em 1955, tendo iniciado, em seguida, a carreira docente, que foi a sua actividade principal, ao longo de meio século. Leccionou História e Geografia, no Colégio da Bafureira, Geografia Económica, no Instituto Comercial de Lisboa e Geografia Turística, no Instituto de Novas Profissões, também em Lisboa. O ensino foi a sua vocação, encarando a investigação e os estudos que desenvolvia na sua área como meios para ampliar conhecimentos que se destinavam a ser levados por si aos seus alunos.

Assim, numa outra vertente pedagógica, destacou-se como autor de manuais escolares de Geografia, Ecologia, Biologia e Ciências Sociais, adoptados nos anos 60, 70 e 80 e ainda de outras obras de temáticas afins. As costeiras de Lisboa : elementos para o estudo da morfologia da região de Lisboa (1955), foi a sua dissertação de licenciatura e publicou também Considerações sobre o comportamento morfoclimático do maciço eruptivo de Sintra, (1965), Apontamentos de Geografia Turística (1990), entre outros trabalhos.
Muito estimado por todos os alunos que passaram nas suas aulas e reconhecido pelos seus pares, foi por isso homenageado três vezes em escolas a que esteve ligado: em 1965, foi-lhe prestada homenagem pelos Alunos do ISCAL, pela sua dedicação ao ensino da Geografia; em 1992, o Instituto de Novas Profissões celebrou os 28 anos da sua actividade ali desenvolvida e o mesmo em 2004, comemorando, desta feita, os 40 anos de ensino nessa Instituição que, à altura, se designava Instituto Superior de Novas Profissões.

Topo da Página