Acções do Documento

Serviços

 

 

Serviço de Referência e Pesquisa Bibliográfica

Este serviço compreende a prestação de informações e orientações necessárias aos utilizadores que conduzam a uma melhor utilização dos fundos documentais e dos recursos da BMSC.

 

Serviço de Leitura de Presença

Entende-se por leitura de presença aquela que é feita na Sala de Leitura da BMSC, no período de funcionamento da biblioteca. Todos os utilizadores têm acesso livre aos fundos existentes na Sala de Leitura para leitura presencial, estando as obras organizadas segundo as grandes divisões da CDU – Classificação Decimal Universal.

AD – Arte e Desporto
CS – Ciências Sociais
F – Filosofia
G – Geografia
HST – Biografia e História
JOR – Jornalismo
LGT – Linguística
LL - Línguas e Literatura (a partir da cota LL 13.550)
M – Música
MUS – Museologia

Para além das obras existentes na Sala de Leitura, em livre acesso, existem ainda outros fundos, em depósito, que podem ser requisitados para consulta na Sala de Leitura ou Requisição Domiciliária:

Cota ALC – American Ladies Club
Cota CA – Ciências Aplicadas
Cota CP – Ciências Puras
Cota GS – Generalidades
Cota LL – Literatura (até à cota LL 13.549)
Cota R – Religião

NOTA: Para consultar as obras existentes em depósito, enviar uma mensagem de correio eletrónico para o endereço: requisicao@fcsh.unl.pt

Requisição efetuada:

Consulta a partir de:

Entre as 08h30 e as 11h00

11h30 do próprio dia

Entre as 11h00 e as 13h00

13h30 do próprio dia

Entre as 13h00 e as 15h00

15h30 do próprio dia

Entre as 15h00 e as 17h00

17h30 do próprio dia

Depois das 17h00

09h00 do dia seguinte

 

Em depósito estão, também, alguns fundos que podem ser requisitadas exclusivamente para leitura presencial na Sala de Leitura:

Publicações Periódicas (jornais e revistas científicas) – Cota identificada com PP
Teses (teses de mestrado e doutoramento em formato papel) – Cota identificada com T
Cota BM – Doação António G. Mattoso (História)
Cota BK – Doação Dragomir Knapic (Geografia)
Cota BJC – Doação João Catarino (Arqueologia)
Cota BLB – Doação Leonor Buescu (Linguística e Literatura Portuguesa)
Cota BLK – Doação Luís Krus (História Medieval Portuguesa e Europeia, Antropologia e Sociologia)
Cota BMD – Doação Martin Dean (Arqueologia Náutica e Subaquática)
Cota BRF – Doação Rita Ferreira (Antropologia, Colonização Africana, Etno-História de África)
Cota BRM – Doação Rodrigues Miguéis (História da Literatura)
Cota BSC – Doação Sottomayor Cardia (Filosofia e Ciência Política)

NOTA: Para consultar as obras existentes em depósito, enviar uma mensagem de correio eletrónico para o endereço: requisicao@fcsh.unl.pt

Requisição efetuada:

Consulta a partir de:

Entre as 08h30 e as 11h00

11h30 do próprio dia

Entre as 11h00 e as 13h00

13h30 do próprio dia

Entre as 13h00 e as 15h00

15h30 do próprio dia

Entre as 15h00 e as 17h00

17h30 do próprio dia

Depois das 17h00

09h00 do dia seguinte

 

Serviço de Difusão de Informação

Este serviço promove a divulgação dos conteúdos e recursos informativos por áreas de investigação decorrentes da investigação desenvolvida por investigadores e Unidades de Investigação da FCSH.

No âmbito deste serviço é feita a gestão dos recursos eletrónicos de forma a proporcionar fácil acesso e utilização da informação disponibilizada na página Web da BMSC, nomeadamente catálogos, bases de dados de informação científica e técnica e revistas científicas em formato eletrónico.

 

Serviço de Empréstimo Domiciliário

O empréstimo domiciliário está reservado aos utilizadores internos, possuidores de cartão da FCSH actualizado. O pedido de empréstimo é feito no balcão de atendimento da Sala de Leitura, mediante a apresentação do cartão da FCSH.

 

NOTA: Para se inscrever como leitor da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia deverá preencher o formulário constante em http://biblioweb.fcsh.unl.pt/Opac/Pages/User/Register.aspx


 

Serviço de Empréstimo Interbibliotecas

O empréstimo interbibliotecas tem como objetivo assegurar aos utilizadores internos da BMSC o acesso a fundos bibliográficos, documentais e informativos aí não existentes, recorrendo à requisição a outros serviços de documentação nacionais ou estrangeiros. Em regime de reciprocidade, este serviço possibilita que outras instituições possam beneficiar dos mesmos recursos existentes na BMSC.

Empréstimo interbibliotecas a utilizadores internos da BMSC
Este serviço destina-se a alunos, investigadores, docentes e trabalhadores da FCSH que pretendam consultar recursos que não se encontram disponíveis nos fundos da BMSC.
– Os pedidos de empréstimo interbibliotecas devem ser feitos diretamente na BMSC, no balcão de atendimento da Sala de Leitura, ou através do envio de uma mensagem de correio eletrónico para o endereço emprestimos@fcsh.unl.pt, mediante o preenchimento deste formulário.
– As obras requisitadas ao abrigo deste serviço são consultadas na Sala de Leitura, não sendo autorizado o empréstimo domiciliário.
– Os custos associados a este serviço (valor cobrado pela entidade que faz o empréstimo + portes de envio) são suportados pelo utilizador.
– O pagamento deverá ser feito na Tesouraria da FCSH.

Empréstimo interbibliotecas a instituições externas
Este serviço destina-se a entidades externas que pretendam consultar recursos existentes na BMSC.
– Os pedidos de empréstimo interbibliotecas devem ser feitos através do envio de uma mensagem de correio eletrónico para o endereço emprestimos@fcsh.unl.pt, mediante o preenchimento deste formulário.
– Não estão abrangidas por este serviço as seguintes obras: publicações periódicas, dissertações de mestrado, teses de doutoramento e obras pertencentes a doações.
– A ativação deste serviço implica um custo correspondente aos portes de envio.
– O pagamento deverá ser feito, preferencialmente, por IFLA voucher.

 

Reprodução de documentos

A BMSC permite a reprodução de documentos em regime de auto-serviço, nas máquinas fotocopiadoras existentes na Sala de Leitura, mediante a aquisição de um cartão nos Serviços de Tesouraria da FCSH, desde que respeitada a legislação aplicável, nomeadamente o disposto no Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, não se responsabilizando a BMSC por qualquer violação da Lei praticada pelos utilizadores.

 

Formação de utilizadores

Em consonância com o projeto para uma estratégia de literacia informacional da Universidade NOVA de Lisboa, a BMSC assume, também, como sua missão, a motivação e o fomento de boas práticas através da organização de ações de formação para utilizadores sobre os serviços e recursos disponibilizados e sobre técnicas de acesso à informação.

Topo da Página