antropologia

Nos últimos anos, o Departamento de Antropologia participou em múltiplos projectos de investigação. Entre eles, destacam-se os seguintes, coordenados por docentes do Departamento :
HERILIGION: A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea ( European Union, proj HERA, call "Uses of the past"), PI de Portugal Clara Saraiva.
“Uso de ferramentas pelos chimpanzés da Guiné-Bissau e complexidade comportamental ” (FCT - EXPL/IVC-ANT/0997/2013) IR Cláudia Sousa†, Kimberley Hockings.
“Comparação da genómica da paisagem dos primatas da África Ocidental: uma contribuição da Antropologia Biológica para o seu plano de conservação” ( I&D 2014 da FCT - PTDC/IVCANT/3058/2014), IR Tânia Minhós Rodrigues .
Avaliação da atitude social da população em áreas de reintrodução do lince e determinação de temas chave no território português (Associação Iberlinx - AD/12/2013_LIFE+10 NAT/ES/000570 IBERLINCE para a “Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal”, Coordenação Amélia Frazão Moreira.
"Travessias do Atlântico: materialidade, movimentos contemporâneos e políticas de pertença", (PTDC/CS-ANT/119803/2010, IR Marta Rosales;
“As relações familiares dos imigrantes em disputa: agencialidades internas, debates mediáticos e práticas políticas” (PTDC/CSANT/102343/2009), IR Susana Salvaterra Trovão;
“Ritual, Etnicidade, Transnacionalismo: as Festas do Espírito Santo na América do Norte” (PTDC/CS-ANT/100037/2008), IR João Leal;
“A invisibilidade da morte em populações imigrantes em Portugal” (PTDC/CS-ANT/10862/2008), IR Clara Saraiva;
“Castelos a Bombordo II. Práticas e Retóricas da Monumentalização do Passado Português” (PTDC/ANT/67235/2006), IR Maria Cardeira da Silva;
“”Sentir o pulso à comunidade”: políticas e narrativas identitárias de uma comunidade migrante portuguesa no Canadá” (PTDC/HAH/71260/2006), IR Filomena Silvano;
Foram também realizados dois filmes: “O desejo do saber – 100 anos da Universidade de Lisboa”, documentário de Catarina Alves Costa (2011, Laranja Azul) e “Falamos de António Campos”, documentário de Catarina Alves Costa (2009, Midas Filmes).

Unidades de Investigação associadas à oferta letiva do Departamento:

CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia

IHC - Instituto de História Contemporânea