cm.jpg

1.º Ciclo

Licenciatura em Ciências Musicais

A licenciatura em Ciências Musicais fornece fundamentos sólidos na história da música, análise e teoria musical, etnomusicologia, sociologia da música, filosofia e estética da música, músicas populares, acústica, organologia e tecnologia musical. Os estudantes que se inscrevem nesta licenciatura devem ser já portadores de alguma experiência e conhecimentos teóricos na área da música.

Existe um percurso curricular recomendado para os dois primeiros semestres de estudos. Do terceiro ao sexto semestre, os alunos escolhem livremente o seu percurso dentro de um conjunto de unidades curriculares de opção condicionada. Podem também escolher unidades curriculares oferecidas por qualquer Departamento da NOVA FCSH.

Os licenciados em Ciências Musicais adquirem uma compreensão da diversidade das músicas e dos géneros musicais, bem como uma exposição às ciências sociais e às humanidades, que fornecem uma sólida base académica e os conhecimentos necessários para uma colocação no mercado de trabalho, ou para prosseguir estudos ao nível de mestrado. Um grau em Ciências Musicais permite o acesso a uma carreira como músico, educador, bibliotecário, técnico de museu, programador, técnico autárquico, produtor e crítico, entre outras possibilidades. A experiência demonstra, no entanto, que na maioria dos casos os empregadores ou o tipo de trabalho desenvolvido requerem a obtenção de graus académicos mais avançados.

2.º Ciclo

Mestrado em Ciências Musicais

O mestrado em Ciências Musicais desenvolve-se em duas áreas de especialização: Musicologia Histórica e Etnomusicologia. Os alunos desenvolvem um trabalho de reflexão teórica e metodológica, e realizam um projeto de investigação individual orientado por um docente.

Mestrado em Artes Musicais

O mestrado em Artes Musicais apresenta uma série de seminários em tecnologias da música enquadrados por uma discussão crítica musicológica. Estes seminários abrangem áreas tais como a acústica musical, a história da música e das mutações tecnológicas no séc. XX, sistemas e edição sonora, espacialização e interatividade. No terceiro semestre, os alunos desenvolvem um projeto ativo de investigação individual na área das músicas e tecnologias.

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

O mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico permite aos alunos reunir as condições legais de acesso à carreira de professor de Educação Musical e de Música no Ensino Básico. De acordo com a legislação, inclui um ano de prática de ensino supervisionada numa escola da região de Lisboa.

3.º Ciclo

Doutoramento em Ciências Musicais

O doutoramento em Ciências Musicais destina-se a uma carreira de investigação ou à docência no Ensino Superior. Desenvolve-se em três especialidades: Ciências Musicais Históricas; Ensino e Psicologia da Música e Etnomusicologia. Os requisitos para a obtenção do grau incluem a realização de seminários curriculares ao longo do primeiro ano, bem como o desenvolvimento de um projeto de investigação original ao longo dos anos subsequentes. Os conteúdos deste programa são de caráter predominantemente teórico e metodológico, com o objetivo de aprofundar o estudo de práticas musicais e de discutir e esclarecer novos problemas nas Ciências Musicais.

Doutoramento em Artes Musicais

O doutoramento em Artes Musicais resulta da colaboração entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Escola Superior de Música de Lisboa (IPL) e destina-se a estudantes qualificados, que pretendam obter o grau de Doutor. Desenvolve-se num contexto académico, caracterizado por fornecer aos alunos instrumentos contemporâneos de caráter teórico, metodológico e analítico capazes de os fazer envolver em projetos de investigação no domínio geral dos estudos artísticos.

Este curso possibilita uma formação musical prática ao nível do 3º ciclo, acompanhada por estudos de alto nível em áreas que se relacionam com a interpretação e a dramaturgia: os estudos de interpretação, a história da música, a análise musical, os estudos de edições, de estilos musicais, de sociologia ou etnomusicologia.

Pós-graduações

Pós-Graduação em Acústica e Estudos de Sons