Acções do Documento

Apresentação

f.jpg

 

O Departamento de Filosofia da NOVA conta com um corpo docente altamente qualificado, oferece uma formação graduada e pós-graduada de qualidade, e a sua ligação a centros de investigação nacionais e internacionais promove investigação de excelência na área científica de Estudos Filosóficos.

Na NOVA FCSH, o Departamento de Filosofia está associado a dois centros de investigação, ambos financiados pela FCT e classificados com “Excelente”:

- IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova

- CHAM - Centro de Humanidades

O Departamento de Filosofia existe desde 1980, ano em que teve início a Licenciatura em Filosofia. Nesse mesmo ano, foi lançado também o Mestrado em Filosofia, o primeiro a funcionar em Portugal. Isso levou a que o Departamento de Filosofia tenha formado muitos dos docentes de filosofia da NOVA, mas também de outras universidades portuguesas. Nos últimos 30 anos, a lecionação do Ramo de Formação Educacional em Filosofia permitiu, também, formar gerações sucessivas de docentes do Ensino Secundário.

O Departamento de Filosofia da Nova orgulha-se de ter tido nos seus quadros, ao longo de todos estes anos, grandes professores de filosofia, como Fernando Gil, José Gil, ou Maria Filomena Molder.

 

Topo da Página