Acções do Documento

Investigação

f.jpg

 

Na FCSH/NOVA, o Departamento de Filosofia está associado a dois centros de investigação, ambos financiados pela FCT e classificados com “Excelente”:

- IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova

A investigação em Estudos Filosóficos do IFILNOVA está organizada em três grandes áreas, a que correspondem três laboratórios: o de Ética e Política (EPLAB), o de Argumentação e Raciocínio Prático (ARGLAB), o de Estética e Práticas Artísticas (AELAB).

O IFILNOVA é dirigido por dois Docentes do Departamento de Filosofia, António Marques e João Sàágua, que também dirigem, respectivamente, o EPLAB e o ARGLAB. O AELAB é dirigido por um docente do Departamento de Filosofia e outro do Departamento de Ciências da Comunicação: os docentes João Constâncio e João Mário Grilo. Pertencem também ao Departamento de Filosofia e ao IFILNOVA o docentes Nuno Venturinha e os docentes convidados, Maria João Mayer Branco e Giovanni Damele.

No quadro da investigação levada a cabo naquelas três áreas principais e nos respectivos laboratórios, o IFILNOVA tem diversas linhas de investigação fortemente ligadas ao Departamento de Filosofia. O Lisbon Nietzsche Group (o antigo NIL, Nietzsche International Lab) é dirigido pelo docente João Constâncio e dedica-se ao estudo do pensamento e da obra de Nietzsche (Lisbon Nietzsche Group); o Lisbon Wittgenstein Group é dirigido pelo docente Nuno Venturinha e dedica-se ao estudo do pensamento e da obra de Wittgenstein (Lisbon Wittgenstein Group). No trabalho do IFILNOVA ligado ao Departamento de FIlosofia deve destacar-se ainda a linha de investigação sobre Filosofia & Cinema e toda uma longa tradição de execução de projectos financiados em diversas áreas da Filosofia Analítica, quer no quadro do laboratório de Argumentação e Raciocínio Prático, quer no de Ética e Política.

 

Ligações adicionais:

 

 

 

- CHAM - Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar

O CHAM é uma unidade de investigação interdisciplinar e tem, na sua direcção executiva, dois docentes do Departamento de Filosofia, Luís Manuel Bernardo e João Luís Lisboa.

Três grupos integram docentes deste departamento e os mestrandos e doutorandos que com eles trabalham. O grupo "Pensamento Moderno e Contemporâneo" tem Luís Andrade como coordenador. Dele fazem parte Marta Mendonça, Adelino Cardoso, Luís Manuel Bernardo e Luísa Couto Soares, que se dedicam à história das ciências, às controvérsias conceptuais e doutrinárias seiscentistas e setecentistas, à relação entre saber médico e saber filosófico na modernidade, ao conhecimento da vida cultural e política portuguesa contemporânea através do estudo e da reedição electrónica de revistas de ideias e cultura.

Outros grupos onde a integração tem lugar: "Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos", coordenado por Júlio Rodrigues da Silva e que conta também com José Esteves Pereira; e o grupo "Leitura e Formas da escrita", onde está João Luís Lisboa.

Ligações adicionais:

  • Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias
  • Revistas de Ideias e Cultura
Topo da Página