Acções do Documento

Cursos

gpr.jpg

 

1.º Ciclo

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional

O curso de licenciatura em Geografia e Planeamento Regional está estruturado de modo a permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos fundamentais e o desenvolvimento de competências instrumentais e sistémicas no domínio da Geografia e formação básica em áreas de especialização (Ambiente e Recursos Naturais, Planeamento e Ordenamento do Território, Território e Desenvolvimento, Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica). As atividades curriculares e extracurriculares são ainda concebidas tendo em vista o desempenho individual e a obtenção de competências interpessoais (trabalho em equipa; interação social e cooperação), que permitam um elevado grau de autonomia e abertura para a aprendizagem ao longo da vida.

 

2.º Ciclo

Mestrado em Gestão do Território

A Gestão do Território constitui uma peça fundamental do progresso e, por isso, uma escolha muito clara da FCSH no que respeita à oferta educativa a nível de mestrado, que sirva os estudantes e através deles o país.

O mestrado em Gestão do Território apresenta as seguintes áreas de especialização:

- Ambiente e Recursos Naturais

- Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica

- Planeamento e Ordenamento do Território

- Território e Desenvolvimento

Estas quatro áreas de especialidade são cruzadas de forma a formar estudantes com robustas competências científicas e técnicas mas com uma visão, teórica, necessariamente integrada das múltiplas dimensões do território: a geografia, o ambiente, o desenvolvimento, o ordenamento, o planeamento, as tecnologias de informação geográfica, como é disso exemplo a observação da Terra por satélite, a localização por GPS, a cartografia digital e os Sistemas de Informação Geográfica.

 

Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

O mestrado tem como principal propósito formar professores com as melhores competências e capacidades para leccionarem a disciplina de Geografia, do 7º ao 12º anos de escolaridade, em escolas de ensino público e privado. A formação consolida-se em quatro áreas fundamentais: o aprofundamento da formação científica em Geografia, a formação em didáctica específica (incluindo a utilização de tecnologias aplicadas ao ensino), a formação em educação geral e a experiência de iniciação à prática profissional, esta última a realizar numa escola cooperante da Área Metropolitana de Lisboa e com a duração de um ano lectivo. Em síntese, formar profissionais qualificados para as exigências crescentes do mercado de trabalho, autónomos, cientificamente competentes e com elevado sentido de responsabilidade.

 

Mestrado em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica (regime e-learning)

O mestrado em Ordenamento do Território e Sistemas de Informação Geográfica, em regime de e-Learning, qualifica os atuais e futuros quadros superiores, do setor público e do setor privado, nos domínios do planeamento e gestão do território, enquanto atividades para as quais o conhecimento dos Sistemas de Informação Geográfica é essencial. O cruzamento de saberes que está na origem do curso contribui para a formação do perfil seguinte: mestres com capacidade de reflexão crítica sobre as questões de ordenamento do território que dominam a linguagem e as soluções SIG e, por esse via, estão vocacionados para o incremento da tecnologia no suporte às atividades das organizações onde já trabalham ou poderão a vir a trabalhar. O mestrado potencia a aquisição de saberes e competências para prosseguir estudos de doutoramento.

 

Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (em associação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA)

O mestrado, assegurado por duas unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tem como objetivo proporcionar uma formação de excelência. A emergência das problemáticas relacionadas com a sustentabilidade da cidade, do ambiente urbano e do ordenamento do território, requer especialistas com formação específica à qual este ciclo de estudos visa responder. Neste contexto, o mestrado responde à procura por profissionais, que desejam efetuar uma actualização dos conhecimentos, como por recém-diplomados (1.º Ciclo) ou licenciados pré–Bolonha, que procuram formação que lhes permita aceder mais facilmente ao mercado de trabalho ou a prosseguir programas de investigação.

 

3.º Ciclo

Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável

Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial

O doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial apresenta as seguintes especialidades:

- Ambiente e Recursos Naturais

- Planeamento e Ordenamento do Território

- Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica

- Território e Desenvolvimento

- Geografia Humana

O curso foi concebido de forma a proporcionar, a quem não tem uma formação de base em Geografia, a aquisição de competências necessárias para prosseguir os seus estudos na área de especialização que escolheu. Por outro lado, a formação interdisciplinar do corpo docente, oriundo de reconhecidas universidades portuguesas e estrangeiras, oferece aos candidatos a oportunidade de explorar áreas inovadoras dentro da Geografia, beneficiando todos da diversidade de abordagens.

Topo da Página