h.jpg

O Departamento de História foi criado em 1977, contando entre os seus fundadores com algumas figuras destacadas da historiografia portuguesa tais como António Henrique Oliveira Marques, José Mattoso e Joel Serrão.
Durante a década de 80, cresceu e consolidou o seu corpo docente, o que lhe permitiu conquistar um prestígio e uma autoridade incontroversas, afirmando-se em termos nacionais e internacionais.
Desde a sua criação, o Departamento assegurou o Curso de Licenciatura em História e foi também pioneiro na criação de Cursos de Mestrado em diversas áreas de especialização do saber histórico: Egiptologia, Civilizações do Médio Oriente e da Ásia Antiga, História Medieval, História Moderna e dos Descobrimentos e História Contemporânea.
Os Cursos de Mestrado, com as muitas teses defendidas e publicadas, são o melhor testemunho de um percurso voltado para a aprendizagem e para a investigação e que continua a constituir uma referência no panorama universitário do nosso país.
Actualmente, o Departamento de História é directamente responsável pelas licenciaturas em História e em Arqueologia, pelos mestrados em História, em Arqueologia, em Ensino da História e em Práticas Culturais para Municípios e pelo doutoramento em História.
Associadas ao Departamento estão três unidades de investigação avaliadas pela FCT: o Instituto de Estudos Medievais (avaliado com Muito Bom) o Centro de Humanidades (avaliado com Excelente) e o Instituto de História Contemporânea (avaliado com Excelente).
O Departamento de História tem por missão o serviço público para a qualificação de alto nível dos cidadãos no domínio da História, bem como para a divulgação do conhecimento do Passado a todos os que desejam aprofundar a sua formação ao longo da vida.
Para a realização desta missão o Departamento assume os seguintes objectivos: a excelência no ensino e na investigação nas áreas da História, da Arqueologia e do Património tanto no plano nacional como internacional; uma busca permanente da inovação; o desenvolvimento de acções complementares de divulgação dos resultados científicos.