Acções do Documento

Novos Alunos

 

Página dirigida aos estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para 2016-17, Maiores de 23, titulares de cursos médios e superiores, mudanças de curso, transferências e reingressos.

    • Guia do Novo Aluno para os novos alunos de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas e Tradução com toda a informação útil sobre horários, planos de estudos, aconselhamento, funcionamento da FCSH/NOVA, níveis de língua, etc.
    • Consulte os percursos aconselhados disponíveis no Guia Curricular para 2016-17.
    • Receção geral aos novos alunos pelos responsáveis do Departamento no dia 12 de setembro, às 14hno Auditório 1 (Torre B):informações sobre os procedimentos administrativos dos próximos dias (escolha de horários, disciplinas, turmas, etc.); funcionamento da FCSH/NOVA e dos cursos; planos curriculares e futuras alterações em 2016-17; exames de aferição de nível de língua.
    • Dia 13 de setembro: exames de aferição de nível de língua e aconselhamento aos novos alunos com vista à inscrição e matrícula nos próximos dias. Os coordenadores de curso estão disponíveis nos seus gabinetes (Torre A, 2º andar) para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas.

 

Horários dos testes de aferição (dia 13 de setembro):

      • 10h-12h : provas escritas de alemão, espanhol e francês (Torre A):
        • salas 103 e 104 (francês)
        • salas 303, 304 e 313 (espanhol)
        • sala 311 (alemão)
      • 12h00-14h00 : provas escritas de inglês (sala 0.05, Bloco B1)
      • 14h-16h: provas escritas de alemão, espanhol e francês (só para os alunos com as combinações FR/AL, FR/ES, AL/ES) (Torre A):
        • salas 103 (francês)(espanhol)(alemão)
        • salas 303, 304 e 313 (espanhol)
        • sala 311 (alemão)

No final do dia 13, serão afixados os resultados destes testes no placard do Departamento de Línguas. No dia 14, inscreve-se na turma/nível em que ficou colocado no teste de aferição.

 

    • Dia 14 de setembro: inscrição nas turmas, escolha de horário e de disciplinas (sala 0.06, Bloco B1) (das 09h às 18h). Deve levantar uma senha de atendimento no secretariado do Departamento de Línguas (r/c do Bloco B1).
    • Dia 15 de setembro: matrícula dos novos alunos e concursos especiais (ver página do site oficial da FCSH/NOVA com informação do local exato; neste dia, haverá uma equipa de docentes no local para esclarecimentos).
    • As aulas de língua estrangeira iniciam TODAS (todos os níveis para todos os anos) a 19 de Setembro.

 

    Conselhos úteis e mais informações:

    • É muito importante que compareça na reunião geral do dia 12 de Setembro, pois serão dados todos os esclarecimentos sobre o funcionamento dos cursos e procedimentos administrativos nos dias seguintes.
    • Escolha a sua variante de línguas (LLC e Tradução), antes de começar a construir o seu horário e validá-lo no acto de inscrição nas turmas no dia 14.


Modelos de horários (estude estes modelos e tente construir previamente o seu horário (a página de licenciaturas da FCSH/NOVA tem os horários gerais para 2016-17, mas apenas precisará de consultar um dos mapas em baixo, já adaptados a cada curso); traga o seu esboço de horário na inscrição nas turmas no dia 14, para verificação e correção; os serviços académicos não aceitarão a sua matrícula sem que a sua escolha de disciplinas esteja validada por um professor durante este dia 14):

 

_____________________________

 

As duas licenciaturas do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas são actualizadas a partir de 2016-17. Esta atualização inclui uma reestruturação dos níveis de língua estrangeira em todos os cursos. Tenha em atenção as seguintes informações:

1. Se pretende iniciar uma língua estrangeira que nunca estudou formalmente (Alemão, Espanhol ou Francês), escolhe o nível inicial e não faz qualquer exame de aferição.

2. Se possui um diploma de um exame internacional para o nível mais avançado de uma das línguas dos cursos, por exemplo o Cambridge English: Proficiency (CPE)  para o Inglês, o DELE de nível C para o Espanhol, o DALF de nível C para o Francês ou o Goethe-Zertifikat de nível C para o Alemão ou ainda se é falante nativo de uma das línguas estrangeiras em causa, solicita um exame ad hoc, que determinará o seu nível universitário dentro do quadro de níveis existentes no seu plano de estudos.

3. Se obteve uma classificação igual ou superior a 18 no exame nacional de Inglês para acesso ao Ensino Superior, faz um exame de aferição de nível no dia 13 de Setembro (horário e local dos exames a indicar aqui). Deve trazer um comprovativo desse exame com a respectiva classificação. Iniciará a sua aprendizagem no nível que resultar da avaliação desse exame, completando sempre um total de 6 níveis ao longo da sua licenciatura.

4. No caso do Alemão, Espanhol e Francês, se não está em nenhuma das situações descritas em 1) e 2) e estudou estas línguas anteriormente no seu percurso escolar, faz um exame de aferição de nível no dia 13 de Setembro (horário e local dos exames a indicar aqui), para poder ser posicionado no nível correcto de aprendizagem, completando sempre um total de 6 níveis ao longo da sua licenciatura.

5. Caso tenha feito o exame nacional de Alemão, Espanhol ou Francês, como prova de ingresso, pode iniciar no nível B1 e não faz exame de aferição. Deve trazer o comprovativo desse exame no dia das inscrições.

6. No caso do Inglês, se não está em nenhuma das situações anteriores, não faz qualquer exame e entra directamente no nível B2.1, que corresponde ao nível de continuação da sua aprendizagem anterior.

 

Em caso de dúvida, não hesite em contactar com um docente do seu curso para qualquer esclarecimento.

Topo da Página