Acções do Documento

Apresentação

 

A oferta formativa do Departamento de Linguística inclui cursos de 1º, 2º e 3º ciclos e uma pós-graduação em regime de e-learning, além de outras formações (cursos livres, formação ao longo da vida, e. o.).

É também da responsabilidade do Departamento de Linguística a lecionação de todas as disciplinas da área das Ciências da Linguagem que integram outros cursos de 1º Ciclo (Línguas, Literaturas e Culturas Modernas, Estudos Portugueses, Tradução, Ciências da Comunicação) e de 2º ciclo (Mestrados Interdepartamentais em Ensino, Edição de Texto, Tradução) da NOVA FCSH.

O Departamento de Linguística oferece também formação em Cursos em parceria com outras instituições, como o Doutoramento em Tradução e Terminologia (com a Universidade de Aveiro) e o Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, em regime de b-learning (com a Universidade Aberta).

Fazem atualmente parte do Departamento de Linguística catorze docentes: dois professores catedráticos, quatro professores associados e oito professores auxiliares.

A generalidade dos docentes do Departamento desenvolve atividades de investigação no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), colaborando também com outras Unidades de Investigação, da NOVA FCSH e de outras instituições.

Algumas datas

  • 1975 – criação da área científica de Linguística na Universidade Nova de Lisboa, que levaria á constituição da Secção de Linguística da NOVA FCSH
  • 1987/1988 – constituição do Departamento de Estudos Linguísticos (depois Departamento de Linguística)
  • 1991 – aprovação formal do Mestrado em Linguística
  • 1993/1994 – início do funcionamento da Licenciatura em Linguística (Ciências da Linguagem a partir de 2005/2006)
  • 2009/2010 - início do funcionamento do Doutoramento em Linguística
Topo da Página