Docentes

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

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Luís Manuel Bernardo
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Filosofia
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Professor Auxiliar com Agregação

Contactos

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409

Idiomas de Ensino

Francês

Inglês

Páginas online

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Áreas de Investigação

  • Filosofia da Cultura (incluindo Filosofia da Educação e Filosofia em Portugal)
  • Filosofia do Conhecimento e da Linguagem
  • Filosofia Moderna e Contemporânea

Associações e Redes de Investigação

Publicações Relevantes

  • Linguagem e Discurso: Uma Hipótese Hermenêutica sobre a Filosofia de Eric Weil, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003, 394 pp. (ISBN 972-27-1239-X).
  • O Projecto Cultural de Manuel de Azevedo Fortes: um Caso de Recepção do Cartesianismo na Ilustração Portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005, 248 pp. (ISBN 972-27-1210-1).
  • Tradução, prefácio e notas de Carta sobre os Cegos para Uso Daqueles que Vêem e Aditamentos à Carta, de Denis Diderot, Lisboa, Vega, 2007, 134 pp. (ISBN 978-972-699-869-3).
  • O Essencial sobre Vieira de Almeida, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008, 120 pp. (ISBN 978-972-27-1688-8).
  • “Reasons of Violence, Violence of Reason: an Interpretation based on Eric Weil’s Core Paradox”, Diogo Pires Aurélio/João Tiago Proença (ed.), Terrorism: Politics, Religion, Literature, Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing, 2011, pp. 35-67 (ISBN [10]: 1-4438-2708-8; [13]: 978-1-4438-2708-9).
  • “À volta da hibridez discursiva: questões de textualidade e educação”, Itinerários de Filosofia da Educação, nº 9/2º Semestre de 2010, Porto, Afrontamento, 2010, pp. 119-152 (ISSN 1646-1959).
  • Tradução, Introdução e notas a Pensamentos sobre a Interpretação da Natureza de Denis Diderot, Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012, 176 pp. (ISBN 978-989-8549-19-8)
  • “Quelques considérations sur le devenir de l’espace public: um bref essai de metaphilosophie”, Pereira, P., Espaço Público : Variações Críticas sobre a Urbanidade, Porto, 2012, Afrontamento, pp. 183-203 (ISBN 978-972-36-1262-0).
  • “Percursos da filosofia do conhecimento no século XX em Portugal e no Brasil” (coordenação científica e artigo “Introdução ao problema do conhecimento em Pontos de Referência de Francisco Vieira de Almeida”), Cultura – Revista de História e Teoria das Ideias, II Série, vol. 29, Lisboa, CHC/Húmus, 2012 (ISSN 0870-4546).
  • "La nouvelle du tremblement de terre est arrivée à Königsberg: les écrits de Kant sur l’évènement", Revue de métaphysique et de morale, 2013/2 (N° 78), Paris, PUF, 2013, pp. 185-213 (ISSN : 0035-1571).
  • "Martinho de Mendonça: un représentant des Lumières portugaises", Armelle St. Martin/Sante Viselli (dir.), Les Lumières au-delà des Alpes et des Pyrénées – communications, transferts et échanges, Paris, Hermann, 2013, pp. 123-150 (ISBN 978 2 7056 8689 5)</p>
  • "Sentido e Transcendência : algumas reflexões a propósito da crítica de Pierre-Jean Labarrière ao Homem Unidimensional de Herbert Marcuse", Síntese – Revista de Filosofia, volume 40, n.º 127, Maio/Agosto 2013, Belo Horizonte, pp. 225-255 (ISSN: 0103-4332).</p>
  • “A Retomada na Filosofia de Eric Weil” (coordenação científica, com Patrice Canivez e Evanildo Coteski, e artigo "Retomar: uma condição narratológica de textualidades comuns"), Cultura – Revista de História e Teoria das Ideias, II Série, vol. 31, Lisboa, CHC/Húmus, 2013 (ISSN 0870-4546).
  • "Une première dernière œuvre : quelques réflexions à propos des Pensées sur l’interprétation de la nature de Diderot", Bruno Petey-Girard/Marie-Emmanuelle Plagnol-Diéval (dir.), Première Œuvre, dernière œuvre : écarts d’une écriture - Actes du colloque international, Paris, Classiques Garnier, 2014, pp. 143-171 (ISBN 978-2-8124-2130-3).
  • "Pensar o Prévio do Pensar : o Pari de Vergílio Ferreira", Ana Clara Santos et al. (dir.), L’exil et le royaume: d’Albert Camus à Vergílio Ferreira, Paris, Éditions Le Manuscrit, 2014, pp. 135-165 (ISBN 9782304043464).
  • "O herói moral na Filosofia Moral de Eric Weil", Argumentos-Revista de Filosofia, Ano 6º, Nº 11, Fortaleza, Jan./Jun. 2014, pp. 29-48 (ISSN:1984-4255 - online)
  • "Le souci du «canon» chez Teodoro de Almeida: les Lumières portugaises entre affranchissement et conformité", Dix-huitième siècle, nº 46, Paris, La Découverte, 2014, p. 603-621 (ISBN 978-2-7071-8204-3).
  • Views on Eighteenth Century Culture: Design, Books and Ideas (edição com Leonor Ferrão e artigo "The Eucharistic Accidents and the Soul of the Brutes: Aspects of Cartesianism in Recreação by Teodoro de Almeida"), Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing, 2015 (ISBN 978-1-4438-8100-5)
  • "Diderot et la morale" (coordenação científica com Colas Duflo e artigo "Diderot: Carta a Paul Landois"), Cultura– Revista de História e Teoria das Ideias, II Série, vol. 34, Lisboa, CHAM/Húmus, 2015 (ISSN 0870-4546).
  • Entradas «Jerónimo Osório»; «Tratado da Justiça»; «Manuel de Azevedo Fortes»; «Martinho de Mendonça»; «Matias Aires»; «Reflexões sobre a Vaidade dos Homens»; «Almada Negreiros»; «Délio Nobre Santos»; «Vasco de Magalhães-Vilhena»; «Vieira de Almeida»; «Pontos de Referência»; «José Enes»; «Á Porta do Ser», in Ganho, M.ª de Lourdes Sirgado (coord.), Dicionário Crítico de Filosofia Portuguesa, Lisboa, 2016, Círculo de Leitores (ISBN 978-989-644-350-4).
  • "Alguns Aspectos da Relação entre Filosofia e Poesia na Obra de José Enes", Celeste Natário, Nuno Júdice, Paulo Motta e Renato Epifânio, Filosofia e Poesia : Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Porto, Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2016, pp. 207-229 (ISBN 978-989-8648-73-0): URL http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1490&sum=sim.
  • "Mal-estar na Educação: o declínio do Humanismo", Mariana Gaio Alves et al. (orgs.), A Educação na Europa do Sul, constrangimentos e desafios em tempos incertos, Actas da 1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2016, pp. 42-56 (ISBN 978-989-678-412-6) URL http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdf.
  • "O Estado à Prova dos Novos Discursos da Obra", Marcelo Perine e Evanildo Costeski, Violência, Educação e Globalização - Compreender o nosso tempo com Eric Weil, São Paulo, Loyola, 2016, pp. 103-139 (ISBN 978-85-15-04386-6)
  • «Aventuras de Diófanes (1752), un avatar des Aventures de Télémaque écrit sous pseudonyme par Teresa Margarida da Silva e Orta», Fabrice Préyat (ed.), «Femmes des Anti-Lumières, Femmes apologistes», Études sur le 18e siècle, vol. 44, Éditions de l’Université Libre de Bruxelles, Bruxelles, 2016, pp. 39-58 (ISBN 978-2-8004-1609-0).
  • «The New Golden Age : the Cultural Memory of the Discoveries in the Portuguese Enlightenment Imaginary», Mihaela Irimia, Dragoş Manea, and Andreea Paris (eds.), Literature and Cultural Memory, Internationale Forschungen zur allgemeinen und vergleichenden Literaturwissenschaft, vol. 194, Leiden, Brill/Rodopi, 2017, pp. 155-172 (Chapter DOI: 10.1163/9789004338876_014)
  • «Liberdade de Ensinar: o quê?, a quem, porquê?», José Justino (dir.), Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva - Volume II, Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2017, pp. 511-542 (ISBN 978-989-8841-17-9 - Volume II)

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2006
Agregado
Filosofia
Universidade Nova de Lisboa
Por unanimidade
1998
Doutor
Filosofia
Universidade Nova de Lisboa
Muito Bom com Distinção e Louvor por unanimidade
1991
Mestre
Filosofia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Muito Bom por unanimidade
1986
Licenciado
Filosofia
Universidade Católica Portuguesa
Felicissime

Experiência Profissional Relevante

  • Desde 2017 - Subdiretor Adjunto para Apoio à Gestão Curricular e Avaliação do Ensino da NOVA-FCSH
  • Desde 2015 - Co-diretor da Cultura - Revista de História e Teoria das Ideias
  • Desde 2014 - Subdiretor do CHAM - Centro de Humanidades, com o pelouro das edições
  • Desde 2014 - Coordenador do Mestrado em Ensino de Filosofia
  • Desde 2013 - Membro do Conselho da Qualidade da UNL
  • Desde 2013 - Membro da Comissão da Qualidade de Ensino da FCSH
  • Desde 2013 - Responsável pelo Sistema de Garantia da Qualidade de Ensino da FCSH
  • Desde 2013 - Membro eleito do Conselho Pedagógico
  • De 2013 a 2017 - Coordenador do Mestrado em Filosofia
  • 2012-2013 - Coordenador do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
  • De 2010 a 2014 - Subdirector do Centro de História da Cultura e da «Cultura - Revista de História e Teoria das Ideias»
  • Desde 2007 - Coordenador departamental do Programa Erasmus
  • 2002-2008 - Membro da Assembleia de Representantes da FCSH
  • 1999-2001; 2007-2008 - Presidente da Comissão Científica de Filosofia e Coordenador do Departamento de Filosofia
  • 1998-2001; 2003-2004 - Coordenador do Ramo de Formação Educacional de Filosofia
  • Docente da FCSH desde 1991

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