Docentes

Maria Antónia Coutinho

:
Linguística
:
Professor Associado
:

Contactos

:
404, Torre B

Idiomas de Ensino

Francês

Português

Páginas online

Redes Profissionais e de Investigação

Áreas de Investigação

  • Linguística
  • Teoria do Texto
  • Didática da língua (L1)
  • Análise do discurso
:
Texto, Género de texto, Tipos de discurso, Interacionismo Sociodiscursivo, Escrita, Didática da escrita, Escrita inclusiva

Publicações Relevantes

  • Coutinho, M. A. & Miranda, F. (2015). Les propriétés différentielles des genres et leurs implications didactiques. Le Français dans le monde. Recherches et applications, 58: 17 - 26.
  • Coutinho, M. A; Tanto, C.; Luís, R. (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In Formação docente. Textos, teorias e práticas, 133 - 164. ISBN: 978-85-7891-344-4. Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • Coutinho, M. A. (2014). Les liages textuels au défi d'une approche descendante. In Genres et textes. Déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam, ed. Monte, M. & G. Philippe, 269 - 286. ISBN: 9782729708733. Lyon: Presses Universitaires de Lyon.
  • Coutinho, M. A. (2014). Language in Action: Epistemological and Methodological Issues. In From Language to Discourse, ed. Clara Nunes Correia (Coord.), C. Tanto, L. Shotropa, Lúcia Cunha & N. Jorge, 224 - 235. ISBN: 1-4438-5691-6. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
  • Coutinho, M. A. & Miranda, F. (2009). To describe textual genres: problems and strategies. In Bazerman, Ch., Figueiredo, D. & Bonini, A. (orgs). Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, pp. 35-55.
  • Coutinho, M. A. (2007). Textos e géneros de texto: problemas (d)e descrição. In Guimarães, Ana Mattos, Machado, Anna Rachel & Coutinho, Antónia (orgs). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, pp. 101-110
  • Coutinho, M. A. (2006). Le rôle des discours rapportés dans l’organisation textuelle : le cas des comptes rendus de lecture. In Lopez-Muñoz, J-M, Marnette, S. & L. Rosier (éds). Dans la jungle du discours rapporté: genres de discours et discours rapporté. Cádiz: Publicaciones de la Universidad de Cádiz, pp. 227-236.
  • Coutinho, M. A. (2004). Schématisation (discursive) et disposition (textuelle). In Adam, J.- M., J.-B. Grize & M. A. Bouacha (orgs.). Texte et discours: catégories pour l'analyse. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, pp. 29-42
  • Coutinho, M. A. (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCG-FCT

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2000
Doutor
Linguística - Teoria do Texto
Universidade NOVA de Lisboa
Muito Bom com Distinção e Louvor
1991
Mestre
Literatura e Cultura Portuguesas, época contemporânea
Universidade NOVA de Lisboa
Muito Bom (por unanimidade)
1979
Licenciado
Filologia Românica
Universidade de Lisboa
15 valores

Experiência Profissional Relevante

  • Subdiretora para a Área de Estudantes, NOVA FCSH (julho de 2017 - atual)
  • Membro do Conselho Científico, NOVA FCSH (2013-2017)
  • Presidente da Comissão Diretiva do CLUNL - Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (2010 - 2017)
  • Coordenação do Programa Doutoral KRUse - Knowledge, Representation & Use, financiado pela FCT (2015-207); coordenação do curso de Doutoramento em Linguística (2017 - atual)
  • Coordenação dos cursos de Mestrado em Ensino com português (2012 - 2017)

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.