Docentes

Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues

:
Jorge Rodrigues
:
História da Arte
:
Professor Auxiliar

Contactos

:
603

Idiomas de Ensino

Castelhano

Francês

Inglês

Português

Páginas online

Redes Profissionais e de Investigação

Áreas de Investigação

  • História da Arte do Românico
  • História da Arte da Antiguidade Tardia e da Alta Idade Média
  • Arquitectura funerária e martiriológica da Idade Média
  • Arte e Arquitectura das Missões Jesuíticas da Bacia do Prata (América do Sul)
  • História da Arte Islâmica
  • Arte e Arquitectura do Nordeste Alentejano
:
arquitectura, escultura, Alta Idade Média, Antiguidade Tardia, românico, cisterciense, galilé, arte funerária, ordens religiosas militares, Ordem de S. João do Hospital, hospitalários, arte islâmica

Publicações Relevantes

  • Portalegre (1988 ), Lisboa: Presença (c/ Paulo Pereira)
  • Elvas (1996), Lisboa: Presença (c/ Mário Pereira)
  • “A arte religiosa no românico português e as suas relações com a Galiza: poder e espiritualidade”, Românico em Portugal e Galiza (coord. José Carlos VALLE PÈREZ e Jorge RODRIGUES) (2001), Lisboa/Corunha: Fundação Calouste Gulbenkian/Pedro Barrié de la Maza, pp. 132-155
  • Santa Maria de Alcobaça (2007), Lisboa: IPPAR/Scala Publishers
  • Mundo Românico (2007), Lisboa: Círculo de Leitores (Vol. 2 da nova edição da História da Arte Portuguesa, originalmente publicada em 1995)
  • O Mosteiro da Flor da Rosa (2009), (c/ Paulo Pereira), Lisboa: IGESPAR
  • “The question of Value in Heritage: Use Value versus Cultural Value”, HERITY. Measuring the Value of material Cultural Heritage (2010), Roma: DRI – Fondazione Enotria ONLUS, pp. 73-76
  • Galilea, locus e memória. Panteões, estruturas funerárias e espaços religiosos associados em Portugal, do início do século XII a meados do século XIV: da formação do Reino à vitória no Salado (2011) [tese de doutoramento, policopiado]
  • “Convivência e conflito no Califado de Córdova: do início da construção da Grande Mesquita à expedição de Al-Mansur (Ibn Amir)”, Cristãos e Muçulmanos na Idade Média Peninsular. Encontros e desencontros (2011), Lisboa: Instituto de Arqueologia e Paleociências das Universidades Nova e do Algarve, pp. 95-104
  • “A transformação da realidade: os Monumentos Nacionais”, Gestão Integrada do Território: economia, sociedade, ambiente e cultura (2012), Rio de Janeiro: Instituto BioAtlântica – IBIO, pp. 333-354
  • “O Património Cultural e a mortalidade dos objectos: as escolhas incontornáveis”, Gestão Integrada do Território: economia, sociedade, ambiente e cultura (2012), Rio de Janeiro: Instituto BioAtlântica – IBIO, pp. 357-384
  • “Os hospitalários, o prior Álvaro Gonçalves Pereira e a igreja-panteão da Flor da Rosa”, FERNANDES, Isabel Cristina (coord.), Castelos das Ordens Militares. Actas de Congresso Internacional (2013), Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, vol. II, pp. 331-370
  • “A modelação do espaço: o efeito-surpresa”, Formas, Imagens, Sons: O universo Cultural da História da Arte (2014), Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, p. 87-102
  • “Redenção e escatologia na Arte Românica em Portugal”, Redenção e Escatologia. Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa (2015), Lisboa: Nota de Rodapé Edições, Vol. I – tomo 2, p. 213-226
  • c/ Mila Simões de Abreu, “Etched in stone: games, never-ending patterns and labyrinths, from the pursuit of victory to the search for eternity”, XXVI Valcamonica Symposium 2015. Prospects for the Prehistoric Art research 50 years since the funding of the Centro Camuno (2015), Capo di Ponte: Centro Camuno di Studi Preistorici, p. 223-229
  • “Os artistas e os estaleiros de obra na Idade Média: o caso do Românico em Portugal”, Medieval Europe in Motion. The circulation of artists, images, patterns and ideas from the Mediterranean to the Atlantic coast (6th -15th centuries) (2015) [Proceedings of the International Conference, Lisbon, April 18-20 2013], Palermo: Officina di Studi Medievali
  • “Os claustros (desaparecidos) do românico em Portugal”, Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII) (2016), Coimbra: Almedina, p. 25-39

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
1983
Licenciado
História
Faculdade de Letras de Lisboa
16 valores
1988
Mestre
História da Arte
F.C.S.H./U.N.L.
Muito Bom
2011
Doutor
História da Arte Medieval
F.C.S.H./U.N.L.
Muito Bom

Experiência Profissional Relevante

  • Professor convidado da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil), para leccionar a cadeira Arte Portuguesa. 1500-1750 no Curso de Pós-Graduação sobre Barroco do Instituto de Artes e Cultura (1991)
  • Prof. Auxiliar (antes Assistente e Assistente Convidado) da F.C.S.H./U.N.L. desde 1993
  • Conservador da colecção de Arte Islâmica, Arménia e Oriental do Museu Gulbenkian (na F.C.G. desde 1989)
  • Historiador da Arte no projecto de estabelecimento da Rota do Românico do Vale do Sousa e Formador nos seus cursos de pós-graduação (2004-2007)
  • Coordenador Nacional do projecto HERITY, da UNESCO - Gestão de Qualidade do Património Cultural - desde 11 de Março de 2008
  • Avaliador nos concursos de bolsas de estudo em História da Arte e Museologia da FCT (2014, 2015)

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.