Docentes

Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira da Silva

:
Maria do Carmo Vieira da Silva
:
Sociologia
:
Professor Auxiliar

Contactos

:
Sala Y

Idiomas de Ensino

Castelhano

Francês

Inglês

Português

Páginas online

Redes Profissionais e de Investigação

  • CICS.NOVA

Áreas de Investigação

  • Ciências da Educação
  • Educação Multi/Intercultural
  • Formação de Professores
:
Diversidade cultural, educação intercultural, formação de professores, currículo, planificação do ensino e da aprendizagem.

Publicações Relevantes

  • Diversidade linguística no sistema educativo português: necessidades e práticas pedagógicas nos Ensino Básico e Secundário. C/ Carolina Gonçalves. Abril 2011. Observatório da Imigração, 46. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), 183 pp. ISBN 978-989-685-012-8.
  • Élèves de trois classes multiculturelles portugaises: le point de vue de leurs enseignantes (2010). In Clementina Acedo, Abdeljalil Akkari & Karin Muller (eds.), L’Éducation pour l’inclusion: de la recherche aux réalisations pratiques. UNESCO: Bureau international d’éducation, pp. 127-140. ISBN: 978-92320-41616.
  • Diversidade cultural na escola: encontros e desencontros (2008). Lisboa: Edições Colibri, Colecção Pedagogia e Educação. ISBN 978-972-772-786-5 (225 páginas).
  • De la diversité linguistique dans le système éducatif portugais : besoins et pratiques pédagogiques dans l’Enseignement Basique et Secondaire. (C/ Carolina Gonçalves). 8ème Colloque International de l’Association Française d’Education Comparée et des Echanges (AFDECE) - Formation des enseignants et ouverture internationale, l'ESTA (Ecole Supérieure de Technologie d'Agadir), Agadir, Marrocos. 03/11/2009.
  • «Discriminatio subtilis»: Estudo de três classes multiculturais (2004). In Currículo, situações educativas e formação de professores: estudos em homenagem a Albano Estrela. Lisboa: Educa, pp.115-137. ISBN: 972-8036-71-X.
  • Interculturalidade e Educação (coordenação) (2016). Revista "Fórum Sociológico", CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Série II - Nº 28
  • Silva, Maria do Carmo Vieira da (2016) "Intercultural Study & Research: Best practices in FCSH-UNL", in Inês Vieira, Cláudia Urbano, Maria do Carmo Vieira da Silva, Luís Baptista (orgs.) Intercultural dialogue: learning, speaking, and sharing. Proceedings of the international seminar and study visit ALLMEET in Lisbon '15. Lisbon: CICS.NOVA. pp. 31-38. http://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/publications/repository/livros-organizacoes/intercultural-dialogue-learning-speaking-and-sharing-proceedings-of-the-international-seminar-and-study-visit-allmeet-in-lisbon-2015
  • Silva, Maria do Carmo Vieira da & Urbano, Cláudia (2016). Migrations, ethnicity and education in Portugal. In O.I. Zaznaev & V.T. Sakaev (Edt.), Ethnopolitics and migration conflicts, consensos and tolerance in the 21srt century. Collection of International scientific symposium articles Naberezhnye Chelny, Russia June 23, 2014, Part 3 Scientific seminars. Round tables. Discussions. Kazan: Kazan University Press, pp. 157-166. ISBN 978-5-00019-572-7
  • Silva, Maria do Carmo Vieira da; Urbano, Cláudia; Vieira, Inês & Baptista, Luís (2015). The ALLMEET project and the intercultural dialogue between European and Russian partners. (e-book) 1ª ed., Lisboa: ISPA – Instituto Universitário. ISBN: 978-989-8384-33-1, pp. 138-152. Suporte Edição Electrónica: http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2016/01/eBook_XIII_Coloquio_Internacional_Psicologia_e_Educacao_Junho2015.pdf
  • Silva, Maria do Carmo Vieira da (2017). “Formação de Professores para a Diversidade Cultural”. In Diversidades Culturais - MEDI@ÇÕES - Revista Online da ESE/IPS, v. 5, n. 1 (2017) pp.155-170. ISSN: 1647-3078. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline
  • A língua materna: o ponto de vista de alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário [ID 421] (em co-autoria com Carolina Dias Gonçalves). In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.) (2018). A Escola: Dinâmicas e Atores. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 1647-1653. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxiv-coloquio-2017/atas-2017/

Experiência Profissional Relevante

  • Membro do Conselho Pedagógico da FCSH/UNL de Abril de 2009 a Abril de 2013
  • Leccionação
  • Formadora (inicial e contínua) de Professores dos diferentes níveis de ensino desde 1978 e Formação no Programa Pestalozzi 2010/11 - Conselho da Europa - sobre diversidade cultural
  • Orientação de relatórios de Prática de Ensino Supervisionada, dissertações e teses
  • Investigação em contextos educativos multiculturais e plurilingues
  • Vice-coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da FCSH/UNL em 2012/2013
  • Vice-coordenadora do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação em Associação FCSH/UNL & ISPA em 2012/2013
  • Coordenadora Executiva do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação em Associação FCSH/UNL & ISPA em 2013/2014
  • Vogal do Conselho Pedagógico desde abril de 2018
  • Coordenadora Pedagógica dos Protocolos com as Universidades Chinesas

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.