Docentes

Paula Gomes-Ribeiro

:
Paula Gomes-Ribeiro
:
Ciências Musicais
:
Professor Auxiliar

Contactos

:
TB 418
:
pgr@fcsh.unl.pt

Idiomas de Ensino

Francês

Inglês

Português

Páginas online

:

Áreas de Investigação

  • Sociologia da Música
  • Ópera/teatro musical (incidência sécs. XX-XXI)
  • Música, media, tecnologias
  • Género e música

Publicações Relevantes

  • 2016 (Book Chapter) "'Le péril rose': da prática musical como desempenho político do género", in Falar de Mulheres, ed. Isabel Henriques de Jesus, Paula Gomes-Ribeiro, Rita Mira, Zília Osório de Castro (Vila Nova de Famalicão, Húmus, CICS.NOVA/Faces de Eva e CESEM/NEGEM, 2016), pp. 31-44. 978-989-755-245-8
  • 2015 (Book Chapter) “The politics of memory: Brecht’s legacy on opera staging at the Teatro de São Carlos in the first years of democracy in Portugal”, in Opera Staging: Erzählweisen, Ed. Isolde Schmitt Reite
  • 2014 (Book Chapter) “‘Smoking’ ou ‘jeans’? Negociar a democracia nos discursos sobre a ópera”, Eds. Irene Flunser Pimentel e Maria Inácia Rezola (coord.), Democracia e Ditadura – Memória e Justiça Política, Lisboa, Tinta da China, 449-464.
  • 2013 (Article, Scientific Journal, Web of Science) “Interface opéra technologie: sur les politiques de la différence dans les dramaturgies de la convergence”, International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, 44, 1: 137-148. ISSN: 0351-5796.
  • 2011. (Book chapter) “Repensar a desconstrucção dramatúrgica: o exercício do hipertexto em Greenaway e Andriessen”, in João Silva, José Oliveira Martins, Miguel Gonçalves (orgs.), Pensar a Literatura no Séc. XXI, Braga, Aletheia, 2011, 209-223, ISBN 978-972-697.
  • 2009. Paula Gomes Ribeiro, "The Value of Transgression and Disorder: Richard Strauss under the Perspective of Adorno’s Theory of Music", in Mário Vieira de Carvalho (ed.), Expression, Truth and Authenticity - On Adorno’s Theory of Music and Musical Performance. Lisboa: Colibri/CESEM, 2009, 145-158.
  • 2006 (Article) "Ópera, loucura e sociedade: o complexo de Elektra", in Revista de Educação Musical, Lisboa, APEM, p. 47-53.
  • 2006. 'Lauriane' de Augusto Machado - Uma nova atitude musicodramática no panorama cultural português de finais do século XIX (2006)
  • 2003. (Book chapter) “ Le ‘Psychodrame lyrique' – la femme, l'hystérie et la pulsion de mort en tant que tensions créatrices dans le carrefour des arts au début du XXe siècle : incursion dans Erwartung de Schoenberg », in Walter Zidaric (ed.), Interculturalité, intertextualité, Les Livrets d'Opéra (fin du XIXe - début du XXe s.), Nantes, Université de Nantes, Crini, 259-268.
  • 1997. (Book Chapter) “Alterity and Identity: Pale white, strange black, violent purple - Dancing with Salome and Elektra”, Revista de Ciencias de la Danza CAIRON, Madrid, Universidade de Alcalá, 59-72.

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2000
Doutor
Musicologia
Université de Paris VIII
Très Honorable à L'Unanimité
1995
Mestre
Musicologia
Université de Paris VIII
Très Bien à l'Unanimité
1990
Licenciado
Musicologia
Universidade Nova de Lisboa
Bom

Experiência Profissional Relevante

  • Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Musicais, FCSH NOVA
  • Investigadora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa (CESEM), Responsável por disciplinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, desde Agosto de 2009
  • Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Ciências Musicais, FCSH, U. Nova de Lisboa. 2005-2009
  • Professora Auxiliar e Coordenadora Científica dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Música, ISEIT, 2001-2009
  • Direcção do Atelier de Ópera da EMConservatório Nacional - Encenação e dramaturgia, direcção e concepção de espectáculos musico-teatrais, 2004-2008
  • Colaboração na redacção de textos, Imprensa periódica, e temporadas do TNSC e FCG

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.